Encerramento dos CTT em Aldeia de Paio Pires

05 Fev '18

As populações e autarcas dos municípios do Seixal, Loures, Alpiarça e Odivelas, estiveram hoje presentes na sede dos CTT, em Lisboa, para reivindicar que as estações dos CTT dos respetivos municípios não sejam encerradas.

Marcaram também presennça a União das Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, a Junta de Freguesia de Riba de Ave, a União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires e a União de Freguesias de Queluz e Belas.

Os autarcas presentes reuniram-se com a administração dos CTT, por forma a apresentar os seus argumentos, provando que não há motivos para o encerramento das lojas. Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, lembrou que “só em 2017 os CTT tiveram um lucro de 72 milhões de euros, pelo que não se justifica tal medida”.

No final da reunião com a administração dos CTT, o autarca informou ainda que “infelizmente não há alterações a registar, os CTT mantêm a decisão de encerrar. Mas não vão ser só estas 22 lojas já anunciadas, pois haverá ainda mais. Ficámos esclarecidos quanto aos motivos desta destruição do serviço público, que mais não são do que razões de ordem economicista. Não se dá importância às pessoas nem ao serviço publico que se deve prestar, pois para a administração dos CTT apenas os valores financeiros importam e nem sequer demonstram preocupação com a confidencialidade e privacidade do serviço de distribuição postal, estando dispostos a entregar o serviço de distribuição postal nas mãos de qualquer pessoa”.

Questionado sobre o que pretende fazer quanto à situação, Joaquim Santos referiu que «não estamos satisfeitos com as soluções apresentadas pelo que vamos continuar a lutar pela manutenção da loja de Paio Pires. Vamos pedir uma reunião ao primeiro-ministro e à Comissão Parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, pois só estas entidades poderão dar resposta às pretensões da população, que muito precisa deste serviço. Prova disso foram os mais de 2 mil postais recolhidos num curto espaço de tempo e que aqui entregámos hoje, assinados pela população de Paio Pires que exige a manutenção deste serviço».

No que se refere ao caso do Seixal, importa referir que está em causa o encerramento da estação sedeada em Aldeia de Paio Pires, onde vivem cerca 15 000 habitantes, com um número significativo de pessoas com dificuldades de mobilidade, e que a esta se deslocam para serviços de grande importância para as suas vidas, como o levantamento da reforma ou o pagamento de contas, e para quem, naturalmente, a distância será um fator extremamente negativo. É também em Aldeia de Paio Pires que estão sedeados os principais parques industriais do concelho do Seixal e nos quais está prevista a instalação de novas empresas a breve prazo, não se alcançando a lógica de encerramento de balcões dos CTT, a não ser por fatores meramente economicistas, e consequente despedimento de trabalhadores, bem com a acentuada degradação do serviço postal.