Entrega de prémios do projeto Peddy App

Entrega de prémios
03 Dez '19

No dia 25 de novembro, decorreu a sessão de entrega dos prémios do projeto Peddy App, na Escola Secundária Manuel Cargaleiro, vencedora do concurso, perante uma plateia de cerca de 50 alunos e professores.

O PeddyApp é um projeto que pretende mudar os hábitos de deslocação dos jovens, através do registo numa aplicação móvel dos trajetos efetuados a pé para a escola ou outras atividades.

Para a classificação final contribuíram os pontos dos alunos e também os pontos dos restantes membros da comunidade escolar.

A escola vencedora recebeu uma mesa de pingue-pongue e os três alunos mais bem classificados foram:

1.º prémio – Daniel Baltazar (Escola Secundária Manuel Cargaleiro) – iPhone XS Max

2.º prémio – Fábio Sacramento (Escola Secundária Manuel Cargaleiro) – iPhone XS

3.º prémio – Weslley Moura (Escola Secundária de Amora) – iPhone XR

A mesa da sessão contou com a presença de Lurdes Ribeiro, diretora da escola, Ana Sofia Carmo, em representação da Câmara Municipal do Seixal, e de Philippe Bollinger e António Biscaia, da Agência Municipal de Energia do Seixal.

No âmbito do concurso foram realizadas 37 sessões de sensibilização, abrangidas dez escolas do concelho e envolvidos 1945 alunos, registados 3064 utilizadores, oito escolas básicas, cinco escolas secundárias e uma escola profissional.

No total, foram percorridos 15 838 quilómetros, registados por utilizadores dos 6 aos 62 anos. A faixa etária mais participativa foi a dos 12 e 13 anos (8.º ano).

O inquérito de registo no projeto possibilitou recolher algumas informações sobre os hábitos de mobilidade dos alunos: para a maioria, a escola fica a mais de 1 quilómetro de casa; deslocam-se de transportes públicos e depois de carro; valorizam a segurança como principal elemento motivador para se deslocarem a pé para a escola.

A AMESEIXAL aproveitou a oportunidade para apresentar o projeto LVPD – Laboratório Vivo para a Descarbonização da Baía do Seixal, as suas componentes e importância para a descarbonização do Seixal.