Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2019

-
25 Out '18

As Grandes Opções do Plano e Orçamento (GOP) para 2019, num valor total de 89 milhões de euros, foram aprovadas no dia 24 de outubro, pela Câmara Municipal do Seixal e serão agora submetidas à aprovação da assembleia municipal. 

Para além da referida proposta, foi também aprovada, durante a reunião de câmara, a adjudicação da empreitada referente à ampliação e requalificação da Escola Básica de Aldeia de Paio Pires.                                                                                                                                                                                   
No que se refere às GOP, para o exercício de 2019, o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, referiu que «estas serão determinantes para consolidarmos o novo ciclo de progresso e desenvolvimento económico e social, quer do nosso território, quer das nossas populações, onde a Câmara Municipal do Seixal se tem assumido de forma clara como líder e motor do desenvolvimento do concelho, tanto na área económica, como social. Estas GOP traduzem-se num programa de ação ambicioso e audaz e que irá ter reflexos na melhoria do serviço público que prestamos à população em todas as áreas em que o município intervém». 

A Câmara Municipal do Seixal irá dar continuidade ao reforço do investimento público que totaliza mais de 10 milhões de euros em 2018, e que representará um valor global de 84 milhões de euros até 2022 e, ao mesmo tempo, desonerará novamente a população, sendo disso maiores exemplos a fatura integrada de água mais baixa de todas as autarquias no conjunto das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, segundo estudo da DECO, ou a nova diminuição da taxa do IMI que se aplicará em 2019. 

O Município do Seixal, com a aprovação das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2019, estará em melhores condições para concretizar um conjunto vasto de obras em equipamentos, espaços públicos ou infraestruturas, reforçando a oferta de serviços e a qualidade de vida que o concelho possui.

Entre o vasto investimento a concretizar, destacam-se: na educação, a ampliação e requalificação de duas escolas, construção de um novo jardim de infância, requalificação das escolas da responsabilidade do município e ampliação do Polo do Conservatório de Musica.

Na área do ambiente, a finalização da construção do Parque Urbano do Seixal, o início da construção do Parque Metropolitano da Biodiversidade na Verdizela (Corroios) e a implementação de um Laboratório Vivo para a Descarbonização na Baía do Seixal.

No que toca aos serviços urbanos, saliente-se a conclusão da construção do Centro Distribuidor de Água de Fernão Ferro e a continuação do investimento na reabilitação das condutas existentes, avançando com as obras de renovação das redes de abastecimento de água.

Na cultura, será lançado o concurso para a construção do Centro Cultural de Amora, na Cruz de Pau, e será iniciada a construção do Centro Internacional de Medalha Contemporânea, em Arrentela, e na área do desporto irá ser iniciada a construção da Piscina Municipal de Aldeia de Paio Pires, do Complexo Desportivo do Clube Associativo de Santa Marta do Pinhal e irá entrar em funcionamento o Pavilhão Desportivo da Mundet. 

Relativamente à área social, será desenvolvido o processo de construção do Centro de Dia do Casal do Marco e a Creche da Associação de Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal. Já nos campos da mobilidade e transportes serão desenvolvidos os projetos da obra de conclusão do troço da alternativa à EN10 até Amora, assumindo a autarquia uma responsabilidade que é do Governo e será reforçado também o apoio às forças humanitárias. 

Relativamente ao bem-estar animal, serão desenvolvidos os processos para a construção de um novo canil/gatil municipal.

 

Partilhar

Está aqui