«Hospital no Seixal e a Saúde no Concelho» em debate

31 Jan '18

O Auditório dos Serviços Centrais da Autarquia acolhe esta sexta-feira, dia 2 de fevereiro, às 21 horas, um debate sobre o «Hospital no Seixal e a Saúde no Concelho».

São oradores deste encontro Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, Carlos Ribeiro, ex-bastonário da Ordem dos Médicos, Luís Amaro, diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal) e um representante da Comissão de Utentes da Saúde do Concelho do Seixal.

A iniciativa é aberta à população interessada e conta com a organização do jornal Comércio do Seixal e Sesimbra e o apoio da autarquia.

Luta pela construção do hospital iniciou-se em 2001

A luta pelo hospital no Seixal iniciou-se em 2001, e desde então muitas têm sido as iniciativas realizadas pelas comissões de utentes de saúde, órgãos autárquicos e Plataforma Juntos pelo Hospital para reivindicar a necessidade do hospital no concelho e lembrar o quanto este equipamento é importante para a população. Em 2009, o Estado assinou um acordo com a Câmara Municipal do Seixal para a construção do hospital no Seixal, e depois de diversos avanços e recuos e de uma luta contínua por parte da comissão de utentes, do Poder Local e da população, no Orçamento do Estado para 2017 veio finalmente contemplada uma verba de 10 milhões de euros para o lançamento do concurso público para o projeto de arquitetura e especialidades técnicas para a construção desta unidade. O Governo comprometeu-se com a abertura do concurso público no 1.º semestre de 2017 e, tanto o secretário de Estado da Saúde (entretanto substituído), como a presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo afirmaram publicamente que o equipamento estaria ao serviço da população até ao final de 2019. Contudo, tal não se concretizou.

Também o primeiro-ministro afirmou em junho de 2017 que, em julho, viria ao concelho anunciar a construção do hospital, o que não se veio a também a concretizar. Finalmente, no dia 22 de janeiro de 2018, o governo publica a portaria de extensão de encargos relativos à aquisição de serviços para a conceção e projeto do hospital no Seixal. Este despacho é mais um passo no sentido da concretização deste equipamento essencial para as populações da região, sendo que é necessário conferir celeridade a todo este processo, até à abertura do hospital.

Depois de sucessivos atrasos, a população do concelho vê finalmenteque autoriza a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo a assumir um encargo no valor de 1 milhão e 230 mil euros, repartido por 2018 e 2019, para o concurso do projeto do hospital de proximidade do Seixal.