Inscrições abertas para projeto Ventos de Poupança

Imagem do projeto
24 Out '17

A AMESEIXAL - Agência Municipal de Energia do Seixal, em parceria com a OesteSustentável, a Cascais Ambiente, a ENERDURA e a S. Energia, encontra-se a desenvolver o projeto Ventos de Poupança 2: Energia + Social, destinado a alunos do 3.º ciclo, ensino secundário e ensino profissional e/ou artístico.

No passado dia 10 de outubro, realizou-se a reunião de arranque do projeto da competição interescolar Ventos de Poupança 2, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, com a participação de OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, AMESEIXAL – Agência Municipal de Energia do Seixal, Cascais Ambiente, Enerdura-Agência Regional de Energia da Alta Estremadura e da S. Energia - Agência Regional de Energia para os concelhos de Barreiro, Moita e Montijo.

Esta competição interescolar visa realizar atividades lúdico-educativas em escolas dos municípios do Seixal, Barreiro, Cascais, Moita, Montijo, zona Oeste e Alta Estremadura, recorrendo a uma aplicação para smartphones que promoverá a eficiência energética e a cooperação social e intergeracional entre os jovens e as IPSS das regiões abrangidas.

O projeto Ventos de Poupança 2: Energia + Social destina-se a alunos do 3.º ciclo, ensino secundário e ensino profissional e/ou artístico e será desenvolvido em duas fases.

A 1.ª fase decorre entre outubro de 2017 e janeiro de 2018, com um máximo de 100 escolas participantes, sendo que a 2.ª fase terá lugar entre fevereiro e maio de 2018, envolvendo 50 escolas em competição.

No âmbito da competição, será disponibilizada uma aplicação móvel (Android e iOS) com questões em 5 áreas temáticas diferentes (Energia, Ambiente, Resíduos, Mobilidade e Água) e com três níveis de dificuldade, que dará origem a um ranking individual, mas que beneficiará diretamente as escolas e IPSS participantes, numa lógica de atribuição de pontos à escola favorita.

Cada escola deverá formar uma “Eco-equipa”, composta por 1 ou 2 professores e 4 a 40 alunos, sendo que nesta 1.ª fase será necessário inscrever o estabelecimento de ensino.

No final da 1.ª fase, serão entregues 50 kits de monitorização de energia elétrica às escolas melhor classificadas. A competição culminará com a realização de uma cerimónia de entrega de prémios, sendo premiadas as 30 melhores escolas e IPSS.

Inscrições

As inscrições no projeto decorrem até 31 de outubro, sendo que as candidaturas serão admitidas por ordem de entrada na plataforma disponibilizada para o efeito, em http://ventosdepoupanca.com/inscricao/.