Mostra de Trabalhos Eco-Escolas na Biblioteca

21 Maio '15

A Biblioteca Municipal do Seixal apresenta a 3.ª edição da Mostra de Trabalhos Eco-Escolas, que decorre de 26 de maio a 5 de junho, e onde irão estar expostos alguns dos trabalhos realizados ao longo do ano letivo pelos alunos.

Os temas abordados foram água, resíduos, energia, mobilidade, agricultura biológica, mar, floresta, ruído, espaços exteriores, biodiversidade e alterações climáticas.

O projeto resulta de um programa internacional da Fundação para a Educação Ambiental, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que reconhece o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, fornecendo fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pelas escolas.

O programa encoraja ações, reconhece e premia o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade. Estimula também o hábito de participação envolvendo ativamente as crianças e os jovens na tomada de decisões e implementação das ações e motiva para a necessidade de mudança de atitudes e adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário. Fornece ainda formação, enquadramento e apoio a muitas das atividades que as escolas desenvolvem e divulga boas práticas, fortalece o trabalho em rede a nível nacional e internacional e contribui para a criação de parcerias e sinergias locais na despectiva de implementação da Agenda 21 Local.

O projeto conta com a parceria da AMESEIXAL - Agência Municipal de Energia do Seixal.