Projeto educativo intergeracional apresentado no Seixal

22 Fev '24

A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e o Plano Nacional de Leitura apresentam dia 22 de fevereiro, às 19.30 horas, nos Serviços Centrais da autarquia, os resultados do projeto-piloto Conhecer o Passado para Construir o Futuro, desenvolvido em torno do Livro Livre. A entrada é livre.

Esta obra convida o leitor a transformar-se em coautor, num diálogo entre o passado, o presente e o futuro, tendo como pano de fundo os direitos e as liberdades fundamentais consagrados na Constituição de 1976. As obras desenvolvidas no âmbito do projeto ficam expostas no mesmo espaço até dia 29 de fevereiro.

Conhecer o Passado para Construir o Futuro

O projeto educativo intergeracional Conhecer o Passado para Construir o Futuro mobilizou quatro turmas de diferentes gerações e professores de diferentes disciplinas: uma turma do 6.º ano, da Escola Básica Paulo da Gama, uma turma do 9.º ano e uma turma de Educação e Formação de Adultos da Escola Secundária de Amora e uma turma da Universidade Sénior do Seixal. No total, estiveram envolvidos 70 alunos coautores e 12 professores que mediaram o projeto com as suas turmas. A iniciativa contou também com a colaboração do Município do Seixal.

As sessões foram dinamizadas por Danuta Wojciechowska, que, com Francisco Bairrão Ruivo e Joana Paz, criou o Livro Livre. Participaram professores de disciplinas de História e Geografia de Portugal; Português, Ciências Naturais e Matemática, Cidadania e Desenvolvimento, Tecnologias de Informação e Comunicação, História, Educação Visual, Educação Musical, Língua, Cultura e Comunicação e Pintura, que acompanharam os alunos na criação dos seus livros, em articulação com os planos curriculares.

A iniciativa, que decorreu ao longo de quatro meses, partiu de um workshop de preparação do projeto com os professores, um processo que contemplou sessões de apresentação do livro e de contextualização histórica e sessões de trabalho. Foi dado enfoque, nas diversas disciplinas envolvidas, ao 25 de Abril, aos direitos humanos e à Constituição da República Portuguesa. Os alunos foram desafiados a realizar entrevistas, a partilhar testemunhos, a ilustrar situações e elementos simbólicos. Nestas sessões, os alunos foram estimulados a construir uma ponte entre o passado e o presente.

Todo o trabalho de projeto assentou na autonomia do aluno, que criou o seu livro a partir do diálogo com a comunidade, em conexão com os colegas e com a supervisão dos professores.

Encontro de gerações no Seixal: o projeto aberto à comunidade

A última etapa do projeto, aberta à comunidade, contempla um encontro entre os intervenientes, a exposição dos livros desenvolvidos por cada um dos participantes e a partilha de experiências. Acontece esta quinta-feira, dia 22, a partir das 19.30 horas, nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.

A sessão conta com a participação de Paulo Silva, presidente da Câmara do Seixal, Andreia Brites, subcomissária do Plano Nacional de Leitura, e Maria Inácia Rezola, comissária executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.

Será projetado um curto filme sobre o projeto, seguido de comentários de Danuta Wojciechowska. Segue-se a Conversa a 4 Gerações, moderada por Andreia Brites, com os participantes Simão Antunes (aluno do 6.º C da Escola Básica Paulo da Gama), Marta Reis (aluna do 9.º A da Escola Secundária de Amora), Lidigidia Galome (aluna da turma de Educação e Formação de Adultos da Escola Secundária de Amora) e Alice Valadas (aluna da Universidade Sénior do Seixal).