Recital de guitarra com o mestre Eduardo Isaac

A fotografia é da autoria de Litó Godinho
18 Mar '19

O mestre Eduardo Isaac, virtuoso guitarrista argentino galardoado em concursos internacionais como o Infanta Cristina, em Madrid, Andrés Segóvia, em Palma de Maiorca, e Rainha Fabiola, na Bélgica, atua no dia 21 de março, às 21.30 horas, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal.

O recital será aberto com comentários do maestro António Victorino D’Almeida e na segunda parte realizar-se-á a primeira audição absoluta e mundial da obra Pequena Suite – Op. 30, da qual o português é autor e que foi dedicada ao intérprete. O próprio maestro fará de igual modo um comentário a esta obra de sua autoria.

Federico Moreno Torroba (Espanha), Mario Castelnuovo-Tedesco (Itália), Marco Pereira (Brasil), Carlos Aguirre (Argentina), Astor Piazzolla (Argentina), Carlos Gardel (França/Argentina) e Julián Plaza (Argentina) são outros dos nomes cujas composições serão interpretadas neste recital, pelas mãos de um guitarrista frequentemente convidado para o papel de solista por grandes maestros e orquestras de todo o mundo.

Tendo gravado para várias chancelas, Eduardo Isaac já gravou igualmente com um conjunto de importantes orquestras, casos da canadiana Orquestra Sinfónica de Montreal, Orquestra Sinfónica Nacional de Bélgica, a espanhola Orquestra Sinfónica de Córdoba, a Orquestra Sinfónica Nacional da Argentina e a Orquestra Sinfónica de Salta, também argentina. Em 1990, começou a gravar pela editora GHA Records (Bruxelas) uma série de discos de grande importância para o repertório guitarrístico do século XX.

Eduardo Isaac soma mais de vinte concertos no seu repertório para guitarra e orquestra. Apresenta frequentemente o seu trabalho de música de câmara em duos, trios e quartetos, formados junto ao notável bandoneonista Daniel Binelli, estabelecendo uma estreita ligação entre a música erudita e o tango.
Para este recital, o mestre elegeu uma guitarra com o tampo em cedro do Luthier espanhol Santiago de Cecilia.