Rotunda em Paio Pires na EN10 vai avançar

EN10
09 Jun '17

No seguimento de uma ação no passado dia 15 de maio, pela construção das rotundas na Estrada Nacional 10, foi publicado ontem, em Diário da República, o lançamento da empreitada para a construção da rotunda ao quilómetro 14, na Cucena, em Aldeia de Paio Pires.

A Câmara Municipal do Seixal e as juntas de freguesia, ao lado das populações, têm lutado persistentemente pela segurança nas principais vias do concelho, onde se insere a construção de rotundas na estrada nacional (EN10), tendo em conta graves problemas de escoamento de trânsito, assim como a falta de segurança para os automobilistas e peões.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, referiu que “apesar de ainda estarmos em fase de lançamento do concurso para a construção da rotunda, este é um momento de satisfação e ficou demonstrada, uma vez mais, a razão da população do concelho e das autarquias que reiteradamente, e ao longo dos anos, têm exigido a construção destas rotundas na EN10”. O autarca afirmou ainda que “sendo este um passo importante, ainda falta a sua concretização e não deixaremos de lutar juntamente com a população pela construção das restantes rotundas que estão ainda em falta na Estrada Nacional 10”.

Importa lembrar que desde 2009 que existe um protocolo assinado com as Infraestruturas de Portugal SA (IP), entidade responsável pela construção desta e de uma outra rotunda ao quilómetro 12. Dá-se assim início apenas à resolução de uma das situações, ficando a autarquia a aguardar pela resolução da segunda situação (rotunda ao quilómetro 12). A obra terá um valor de cerca de 565 mil euros, e um prazo de execução de 120 dias.

Em 2009 a IP, SA aprovou os termos de um protocolo em que se iriam construir as referidas rotundas, tendo a autarquia a responsabilidade de elaboração do projeto. A câmara municipal assim o fez, tendo entregado os projetos em 2010. O custo de execução dos mesmos foi de 55.000€ + IVA. Os projetos foram aprovados, não tendo no entanto avançado nada até este momento.