Seixal acolhe conferência sobre doenças profissionais

29 Fev '24

Na iniciativa, organizada pela ANDST – Associação Nacional dos Deficientes Sinistrados do Trabalho e pela Câmara Municipal do Seixal, estarão em debate questões como o direito à saúde no trabalho e o panorama das doenças profissionais em Portugal.

Aquela que será a primeira conferência do género desenvolvida em parceria com a ANDST a nível nacional está agendada para o próximo dia 6 de abril, integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, e vai realizar-se no auditório dos Serviços Centrais da autarquia. A iniciativa é aberta ao público, mediante inscrição através do endereço de email doencasprofissionais2024@gmail.com, até ao dia 31 de março (inscrições sujeitas à lotação do espaço).

Entre os dias 6 de março e 6 de abril, estará ainda patente, no átrio dos Serviços Centrais, a exposição «Trabalho Seguro, Vida Completa», alusiva ao tema da conferência.

Fundada em 1976, a ANDST é uma instituição particular de solidariedade social fundada em 1976, por iniciativa de um conjunto de homens e mulheres vítimas de acidente de trabalho ou de doença profissional. Entre as suas principais atividades destaca-se a atividade reivindicativa por uma política de justiça social, o apoio jurídico e psicológico e o apoio à reintegração familiar, social e profissional dos trabalhadores sinistrados do trabalho. Organiza ainda estudos sobre as causas e os efeitos dos acidentes e das doenças profissionais nos trabalhadores e suas famílias, nas empresas e na economia do país.

A Conferência será transmitida em direto no canal de YouTube da autarquia

Conferência Nacional sobre Doenças Profissionais – Uma Emergência Social

9.30 horas
Receção aos participantes

Sessão de abertura
Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal
Luís Machado, presidente da direção nacional da ANDST

10.15 horas
A atividade laboral e o direito à saúde: direitos e deveres
Moderação: Câmara Municipal do Seixal
Doenças profissionais: prevenir é conhecer
Manuel Roxo, quadro superior da administração do trabalho desde 1980, assegurando a representação nacional em instituições comunitárias no âmbito das condições de trabalho. Colaborou em diversos projetos de cooperação com Cabo Verde, Moçambique, Ucrânia
Doenças profissionais em Portugal: que realidade?
Rocha Nogueira, médico da carreira de saúde pública, com o grau de assistente graduado sénior, coordenador do Programa Nacional de Saúde Ocupacional na Direção-Geral da Saúde e professor auxiliar convidado de Saúde Ocupacional na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

Pausa para café

Conhecer para prevenir as doenças músculo-esqueléticas ligadas ao trabalho
Florentino Serranheira, ergonomista e professor na Escola Nacional de Saúde Pública
A invisibilidade dos problemas de saúde causados pelo trabalho