Seixal acolhe Jornadas Europeias do Património

Passeio a bordo do varino «Amoroso»
06 Set '17

Nos dias 23, 24, 27 e 30 de setembro, o Seixal acolhe, no âmbito das Jornadas Europeias do Património dedicadas ao tema «Património e Natureza», um conjunto de atividades de promoção turística e de divulgação do património histórico e natural do concelho.

Dia 23 de setembro, sábado, 9.30 horas

Cuidar da Natureza e do património com os escoteiros
Dinamização de projeto de reutilização do recinto patrimonial gerido pela CMS/Ecomuseu Municipal em atividades do Grupo 242 da Associação de Escoteiros de Portugal.
Público-alvo: Membros do Grupo 242 da AEP e familiares.
Local: Extensão na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços.

Participação gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, até dia 20 de setembro, no Serviço Educativo do Ecomuseu Municipal do Seixal.
Email: ecomuseu.se@cm-seixal.pt

Dia 24 de setembro, domingo, das 21 às 23.30 horas

Novos sons e histórias no lugar da fábrica
Atuação do Grupo de Cantares do Clube Associativo de Santa Marta do Pinhal, Grupo de Concertinas da Associação Aguias Vermelhas da Charneca da Caparica e visita parcial ao Circuito da Pólvora Negra.

Público-alvo: Membros do Grupo de Cantares e familiares. Aberto ao público, mediante inscrição prévia junto do Serviço Educativo.
Local: Extensão na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços.

Email: ecomuseu.se@cm-seixal.pt

Dia 27 de setembro, quarta-feira | Dia Mundial do Turismo

10 horas – Saída da Doca de Alcântara, junto à Gare Marítima da Rocha Conde d’Óbidos (pontão Achigã). Passeio no Tejo a bordo do varino «Amoroso»;
12.30 horas – Chegada ao Seixal/Estação Náutica Baía do Seixal e almoço livre;
14 horas – Encontro no Posto Municipal de Turismo:
    - Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal;
    - Visita ao Moinho de Maré de Corroios;
17 horas – Regresso a Lisboa em autocarro municipal.
Embarque em Alcântara a bordo do varino «Amoroso», recordando a faina fluvial de outrora e passeando no Tejo, desfrutando da imensa paisagem do Mar da Palha e descobrindo a beleza natural da Baía do Seixal. Visita ao Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal e ao Moinho de Maré de Corroios, que tem como área envolvente o sapal, a parceria perfeita entre Património e Natureza.

Participação gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, até dia 20 de setembro.
Tlm.: 915 335 347
Email: posto.municipal.turismo@cm-seixal.pt
Inscrições Online

Dia 30 de setembro, sábado

Circuito Património e Natureza do Seixal
9 horas – Encontro junto à Quinta da Fidalga, Arrentela (estacionamento passeio ribeirinho), seguido de deslocação em autocarro para Belverde;
9.30 horas – Inicio de percurso pedestre na Rede Natura 2000: Sítio de Fernão Ferro/Lagoa de Albufeira (integrado na Rede de Trilhos de Interpretação Ambiental do Município do Seixal)
12.30 horas – Regresso ao Seixal e almoço livre;
14.30 horas – Encontro no Posto Municipal de Turismo;
15 horas – Visita ao Núcleo Naval;
16 horas - Visita à Quinta da Fidalga e Oficina de Artes Manuel Cargaleiro.

Circuito turístico composto por um dos novos Trilhos de Interpretação Ambiental do Município do Seixal, dando a conhecer uma área natural integrada na Rede Natura 2000 e pela visita a recursos emblemáticos do património histórico da região, o Núcleo Naval de Arrentela e a Quinta da Fidalga, que apresenta um novo equipamento cultural, a Oficina d’Artes Manuel Cargaleiro.

Participação gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, até dia 20 de setembro.
Tlm.: 915 335 347
Email: posto.municipal.turismo@cm-seixal.pt
Inscrições Online

As iniciativas são desenvolvidas em parceria com a Direção-Geral do Património Cultural, a Administração do Porto de Lisboa, o Grupo 242 da Associação Escoteiros de Portugal e o Clube Associativo Santa Marta do Pinhal.