Seixal apresenta resultado líquido de 15,2 milhões de euros

Projeto da Praça Central da Torre da Marinha
20 Abr '16

Em 2015, a Câmara Municipal do Seixal apresenta um resultado líquido de 15.244.364,67€ e regista uma evolução muito positiva dos principais indicadores da situação económico-financeira.

Trata-se do 6.º ano consecutivo em que os proveitos superam os custos, contribuindo para uma consolidação crescente da situação económica e financeira do município.

A Câmara Municipal do Seixal regista ainda uma diminuição de 9,7 M€ de dívida, o que significa uma redução de 10,8% em relação à existente em 2014.

A autarquia afirma que estes resultados vão permitir avançar com um conjunto importante de investimentos prioritários, que serão uma mais-valia para a população.

Entre esses investimentos estão o início das obras, já em 2016, da EB1/JI de Santa Marta do Pinhal, do Núcleo de Náutica de Recreio de Amora, de execução da Praça Central da Torre da Marinha (imagem que ilustra esta notícia) ou os desenvolvimentos dos processos de concurso do Centro Distribuidor de Água de Fernão Ferro e da Piscina Municipal de Aldeia de Paio Pires.

A autarquia lembra, ainda, que a apresentação do Relatório e Contas de 2015 está «condicionada pela situação socioeconómica do país e pelas políticas resultantes do designado memorando de entendimento, que mais não é do que um verdadeiro atentado à soberania e aos interesses nacionais».

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, referiu que o município do Seixal «mesmo num quadro difícil e complexo, conseguiu materializar os compromissos assumidos com a população, merecendo especial destaque a reforçada aposta na qualificação do serviço público prestado às populações, nomeadamente o investimento na higiene urbana, águas e saneamento, na educação, na mobilidade e trânsito, na reabilitação urbana, no desporto, cultura e área social, entre outras».

Joaquim Santos afirmou também que uma grande parte destas intervenções foram realizadas com recurso à administração direta, o que demonstra uma vez mais «a enorme capacidade dos trabalhadores da Administração Pública Local, ainda que, fruto da ingerência do Poder Central na autonomia do Poder Local, tenham visto sair em 2015 mais 23 trabalhadores, principalmente na área operacional».

«Esta situação tem trazido ano após ano dificuldades acrescidas para a realização do serviço público de qualidade que prestamos à população. Dificuldades somente superadas pelo grande esforço, entrega, dedicação e abnegação dos trabalhadores da Câmara Municipal do Seixal, que desde já reconhecemos e enaltecemos», acrescentou.