Seixal aprova contas com resultado superior a 16 M€

Quinta da Fidalga e Baía do Seixal
19 Abr '17

Em 2016, a situação económico-financeira da autarquia registou uma evolução muito positiva dos seus principais indicadores e o município do Seixal apresenta um resultado líquido do exercício de 2016 no montante de 16 449 571€.

Estes números configuram, pelo 7.º ano consecutivo, exercícios onde os proveitos superam os custos, demonstrando uma consolidação crescente da sua situação económica e financeira, registando ainda uma diminuição de 11,3 M€ de dívida, menos 14% em relação à existente em 2015.

Estes resultados vão permitir avançar em 2017 com um conjunto importante de investimentos prioritários, que serão uma enorme mais-valia para a população. Cerca de 30 milhões de euros serão investidos em obras de grande importância, como a construção do Centro Distribuidor de Água de Fernão Ferro, a conclusão e abertura da EB/JI de Santa Marta do Pinhal, a conclusão do passeio ribeirinho do Seixal e a requalificação do núcleo urbano antigo, a construção do Núcleo de Náutica de Recreio de Amora, a conclusão da Praça Central da Torre da Marinha, o Estádio Municipal de Futebol e o concurso da Piscina Municipal de Aldeia de Paio Pires, entre muitas outras intervenções.

Em paralelo, a autarquia procedeu também a uma nova diminuição do valor da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis, reduzindo assim a carga fiscal municipal junto da população pelo segundo ano consecutivo, no que se considerou ser uma medida transversal e com equidade, ao invés de medidas casuísticas e de abrangência limitada. Foram assim beneficiados diretamente os 85 mil proprietários de imóveis no concelho que pratica também uma política tarifária das mais baixas das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, seja no abastecimento público de água ou na utilização dos equipamentos desportivos ou culturais.

A opção pelo Plano de Consolidação Orçamental de iniciativa da autarquia, em detrimento do Programa de Apoio à Economia Local, promovido pelo anterior governo, possibilitou, em 4 anos, reduzir a dívida da autarquia em mais de 36 milhões de euros, atingir saldos positivos de tesouraria e pagar todas as dívidas a fornecedores.

Este caminho permitiu reforçar a prestação de um melhor serviço público, através do recrutamento de mais trabalhadores para a autarquia e da aquisição de mais meios e equipamentos para os mesmos. Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, “estes excelentes resultados obtidos em 2016 irão permitir um reforço no investimento municipal com o lançamento dos processos de construção do Mercado Municipal da Cruz de Pau, do Centro de Dia do Casal do Marco, dos acessos ao novo Centro de Saúde de Corroios, dos apoios aos novos quartéis para os Bombeiros Mistos de Seixal e Amora, do Centro Residencial para Pessoas com Deficiência, do Estádio Municipal da Medideira, entre outros processos em diferentes áreas, como a educação, o desporto ou a cultura”, salientando também “que estes resultados não teriam sido possíveis sem o grande trabalho desenvolvido pelos trabalhadores da Câmara Municipal do Seixal, elementos essenciais na prestação de serviço público de grande qualidade que é prestado à população do concelho do Seixal.”