Seixal denuncia má aplicação de fundos europeus na educação

EB Paio Pires
01 Mar '17

A Câmara Municipal do Seixal anunciou que vai avançar com as obras de requalificação da Escola Básica de Aldeia de Paio Pires. Depois de uma candidatura a fundos europeus, a autarquia soube agora que apenas serão comparticipados 15 % do valor total da obra.

Em visita à referida escola, Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, informou que “o resultado da candidatura chegou ontem e a análise técnica por parte do Programa Operacional Regional de Lisboa é de que só vão apoiar cerca de 15% desta intervenção, ou seja, numa obra de 2,1 milhões de euros só apoiarão cerca de 350 mil euros”.

O autarca referiu ainda que “o que é dito sobre a existência de fundos europeus para a educação não é afinal uma realidade. Não  concordamos que não existam fundos europeus para a construção de escolas novas, mas foi afirmado que haveria para requalificações. Afinal os fundos existentes para esta matéria são mínimos, o que significa que na prática não há fundos europeus para as escolas. Ou melhor, há dinheiro dos fundos europeus. O que não existe são critérios para resolver os problemas da educação”.

Questionado sobre as medidas que vai tomar a seguir, Joaquim Santos informou que a autarquia “vai propor no dia 16 de março, no Conselho Metropolitano de Lisboa, que se discuta uma alteração do modelo de financiamento, que se incluam novas áreas e sejam revistos os critérios de programação dos fundos. O objetivo é que esta matéria seja discutida pois é inaceitável o que está a acontecer “.

A Câmara Municipal do Seixal está a construir a nova EB1/JI de Santa Marta do Pinhal com um investimento de 2,1 milhões de euros, com apoio zero de fundos europeus e vai avançar já em abril com o concurso para a Escola Básica de Aldeia de Paio Pires, com um custo de 2,1 milhões de euros em que só contará com o apoio de 350 mil euros.

O projeto de requalificação da Escola Básica de Aldeia de Paio Pires
A Escola Básica de Aldeia de Paio Pires conta atualmente com 9 turmas do 1.º ciclo e 1 turma de jardim de infância, num total de 236 alunos. O projeto de requalificação prossupõe a existência de um novo edifício, com 3 salas de jardim de infância, refeitório, cozinha, biblioteca e polivalente. O atual edifício irá também ser alvo de uma intervenção, com renovação de materiais, e comportará 8 salas de aula.