Seixal e Almada juntos por novo acesso à A2

Autarcas
21 Jun '17

A Câmara Municipal do Seixal, em conjunto com a Câmara Municipal de Almada, as Juntas de Freguesia de Amora e Corroios e a Comissão de Utentes dos Transportes vão enviar um ofício ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas a solicitar uma reunião onde se possa analisar a construção de um novo acesso à A2 nos Foros de Amora.

A decisão foi tomada num encontro entre estas entidades, que consideram que esta via é fundamental para a mobilidade das populações dos dois concelhos.

Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, referiu que “esta é uma reivindicação das populações que já tem mais de 20 anos, e que surge uma vez que só nas freguesias de Corroios e Amora habitam cerca de 100 mil pessoas, sendo que uma parte significativa destas se desloca para Lisboa, para trabalhar ou para estudar, e que contam apenas com dois acessos à A2 que as pode levar à capital: um no Fogueteiro e outro em Almada”. O autarca acrescentou ainda que “com a construção deste novo nó nos Foros de Amora, a população iria repartir-se, melhorando desta forma o tráfego entre o Seixal e Almada e diminuindo as filas frequentes que acontecem em especial na hora de ponta”.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal frisou ainda que “este nó de acesso à A2 está previsto nos instrumentos do território da autarquia e o mesmo permitirá, para além da ligação à A2, também a ligação à EN 10, à ER 10 e à A33, um interface entre estes 4 grandes eixos, sendo por isso uma infraestrutura fundamental para o concelho e para as populações”.

Já o vereador Rui Jorge Martins, com o pelouro da mobilidade na Câmara Municipal de Almada, acrescentou que “com este acesso todos ficariam a ganhar. Estão reunidas as condições e por isso há que avançar com a obra”.

Importa referir que a A2 é uma autoestrada sob gestão das Infraestruturas de Portugal, SA, e concessionada à Brisa, e que a competência para a execução desta obra é da responsabilidade destas entidades, por concessão do Estado Português.

Um acesso intermédio contribuiria eficazmente para melhorar as deslocações entre as duas margens

Esta extensão da A2 que liga o Fogueteiro a Lisboa tem 12 quilómetros, existindo apenas dois acessos à mesma – um no Fogueteiro, Seixal e outro no Centro Sul, em Almada – que são utilizados por cerca de 100 mil pessoas todos os dias. É por este motivo que a autarquia e a população consideram que a execução de um acesso intermédio contribuiria eficazmente para melhorar as deslocações entre as duas margens.

As mais-valias desta proposta foram confirmadas pela EP, SA em 2007, hoje Infraestruturas de Portugal, altura em que a autarquia lhe apresentou a mesma, associada à possibilidade de estabelecimento de ligações transversais às mais importantes infraestruturas rodoviárias executadas e previstas na AML-SUL, tendo esta solicitado à Brisa o estudo prévio deste nó para 2008. Com a reconfiguração institucional da EP, SA, o então criado Instituto Nacional de Infraestruturas Rodoviárias (INIR) não evoluiu com o estudo prévio.

Os acessos existentes são exatamente os mesmos desde 1966, altura da sua construção. Um no Fogueteiro e outro em Almada. Desde essa altura, a população residente no concelho aumentou substancialmente, pelo que estes acessos já não servem as necessidades da população.

Apesar desta insistência e das justificações técnicas apresentadas, as instituições com competências na gestão da A2 nada têm feito, recusando sucessivamente a construção deste nó, pelo que urge uma tomada de decisão do Governo sobre mais esta necessidade do concelho.