Seixal e Sesimbra reivindicam requalificação da EN378

EN378
29 Ago '17

A Câmara Municipal do Seixal, em conjunto com a Câmara Municipal de Sesimbra, irá solicitar uma reunião ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas para reforçar a necessidade da requalificação da EN378.

A decisão foi tomada segunda-feira, dia 28 de agosto, num encontro entre as duas autarquias, que consideram que esta via é fundamental para a mobilidade das populações dos dois concelhos.

A EN 378 é uma estrada nacional, sob gestão da Infraestruturas de Portugal, S.A, considerada estrada complementar no âmbito do Plano Rodoviário Nacional 2000 (PRN2000), e estabelece a ligação entre o Seixal e Sesimbra.

Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, referiu que “a EN 378, em Fernão Ferro, é uma via com tráfego muito intenso, graves problemas de segurança rodoviária onde acontecem muitos acidentes, e onde é preciso intervir de forma urgente na sua requalificação, de forma a garantir um melhor nível de serviço e também de segurança rodoviária.”

De referir que o fluxo rodoviário que esta estrada nacional suporta diariamente levou, em 2004, a que a extinta EP – Estradas de Portugal, S.A desenvolvesse um estudo rodoviário visando a beneficiação da mesma, focando-se essencialmente na segurança da circulação e não no aumento das suas condições de mobilidade.

Este projeto implicava a construção de 6 rotundas, um separador central em toda a extensão da via na zona de Fernão Ferro que resultaria no aumento dos níveis de segurança e limitação dos acessos laterais.

O vereador Sérgio Marcelino, com o pelouro das Obras Municipais na Câmara Municipal de Sesimbra, acrescentou que “é urgente a requalificação da EN 378 uma vez que se trata de uma das vias prioritárias para o concelho de Sesimbra, sendo a ligação principal para a autoestrada e acessos ferroviários. É por aqui que a grande maioria da população transita”.

Joaquim Santos frisou que “com esta iniciativa queremos, mais uma vez, assinalar esta necessidade de requalificação, que tem mais de 10 anos, e que não foi ainda concretizada. Neste sentido, vamos em conjunto pedir uma reunião ao sr. ministro responsável pelas Infraestruturas de Portugal para que procedam à requalificação da EN 378 e que nos transmitam qual a perspetiva para a mesma requalificação, assim como os prazos de execução destas obras, que são fundamentais para a população dos dois concelhos”.

Refira-se que a beneficiação e a requalificação desta via, num trajeto de quase 7 quilómetros, está prevista no Plano de Obras de Proximidade 2015-2019, das Infraestruturas de Portugal, previsto para ser lançado em 2017, mas ainda sem qualquer contacto com ambos os municípios.