Seixal entrega abaixo-assinado na Assembleia da República
A Câmara Municipal do Seixal, em conjunto com a Junta de Freguesia de Fernão Ferro e pais e encarregados de educação, entregou na Assembleia da República um abaixo-assinado para a construção de uma escola básica dos 2.º e 3.º ciclos e secundária em Fernão Ferro.
O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, entregou o abaixo assinado com 4370 assinaturas ao Vice-Presidente da Assembleia da República, António Filipe.
O autarca referiu que se trata de "um grave problema numa freguesia com mais de 20 mil habitantes, com muitos casais jovens e muitas crianças que necessitam de ter uma resposta por parte do Ministério da Educação ao nível do segundo e do terceiro ciclo e também do ensino secundário, pois não existem escolas destes níveis de ensino nesta freguesia. Perante a falta de respostas do Ministério da Educação às nossas solicitações, decidimos, em conjunto, avançar com a petição que será agora discutida na Assembleia da República", completou Joaquim Santos.
Importa lembrar que no ano letivo 2018-2019, a freguesia de Fernão Ferro contava com 125 crianças na educação pré-escolar e 625 alunos no 1.º ciclo, distribuídos por 3 jardins de infância e 3 escolas básicas de 1.º ciclo". A construção desta escola é urgente, tendo em conta que os encarregados de educação dos alunos que frequentam as três escolas básicas da freguesia são obrigados a procurar oferta educativa muitas vezes no concelho vizinho, dada a inexistência de uma escola dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, neste território.
A Escola Básica Dr. Carlos Ribeiro, sede do Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades, que abrange as escolas da freguesia de Fernão Ferro, conta atualmente com 10 turmas a mais do que a sua capacidade, o que a torna insuficiente para garantir os interesses dos munícipes desta freguesia e garantir o direito a uma escola pública e de qualidade para todos.
Perante esta situação, a construção de novas escolas na freguesia de Fernão Ferro é indispensável, de modo que se suprimam as insuficiências existentes e se enquadrem os alunos nestes graus de ensino, tendo a autarquia disponibilizado o terreno para a sua construção.
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