Seixal foi palco de debate sobre doenças profissionais

-
08 Abr '24

No passado sábado, 6 de abril, o auditório dos Serviços Centrais da autarquia acolheu a Conferência Nacional sobre Doenças Profissionais – Uma Emergência Social, integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Questões como o direito à saúde no trabalho e o panorama das doenças profissionais em Portugal foram alguns dos assuntos destacados no programa da iniciativa organizada pela ANDST – Associação Nacional dos Deficientes Sinistrados do Trabalho e pela Câmara Municipal do Seixal, que contou com a presença, além do executivo municipal e da direção nacional da ANDST, de representantes de estruturas sindicais, comissões de trabalhadores, associações de reformados e de técnicos de segurança no trabalho, entre outros especialistas.

Entre as principais atividades da ANDST destaca-se a atividade reivindicativa por uma política de justiça social, o apoio jurídico e psicológico e o apoio à reintegração familiar, social e profissional dos trabalhadores sinistrados do trabalho, organizando ainda estudos sobre as causas e os efeitos dos acidentes e das doenças profissionais nos trabalhadores e respetivas famílias, nas empresas e na economia do país.

Conforme referido pelo presidente da autarquia, Paulo Silva, o município do Seixal tem desde sempre assumido a promoção da saúde da população como uma prioridade da sua agenda política, materializada na concretização de projetos de melhoria da saúde e da qualidade de vida dos munícipes e consubstanciada no projeto Seixal Saudável, um projeto municipal de referência, que coloca o município na Rede Europeia de Cidades Saudáveis da OMS e na presidência e coordenação técnica da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis.

Estes princípios estão igualmente incorporados naquilo que a Câmara Municipal do Seixal prossegue enquanto entidade empregadora. Por esse motivo, foi pioneira na criação, na sua estrutura orgânica, de um Gabinete de Segurança e Saúde no Trabalho, dotado de técnicos de higiene e segurança, médicos especializados em saúde no trabalho, enfermeiros e psicólogos, para cumprimento das normas legais de vigilância da saúde dos seus trabalhadores e para a promoção de ambientes seguros e saudáveis, contribuindo para a prevenção de acidentes e de doenças profissionais. Durante a conferência foi apresentado um vídeo que aborda a constituição, em 1993, deste gabinete, inicialmente designado Gabinete de Saúde Ocupacional.


Visualize na íntegra a Conferência Nacional sobre Doenças Profissionais – Uma emergência Social.

Consulte o programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Partilhar

Está aqui