Seixal mantém a presidência da Rede de Municípios Saudáveis

29 Nov '17

O Seixal foi novamente eleito para a presidência do Conselho de Administração da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS). Foi esta a decisão tomada no dia 24 de novembro, no decurso da Assembleia Intermunicipal da referida Rede.

O município de Viana do Castelo foi também reeleito para a presidência da Assembleia Intermunicipal e a Câmara Municipal da Amadora para a presidência do Conselho Fiscal. Foi ainda aprovada a adesão de novos membros, os municípios de Braga e da Guarda, passando assim a RPMS a ser composta por 47 municípios.

Desde 2002 que o Seixal coordena a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, uma associação de municípios constituída em 10 de outubro de 1997 e que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que assumem a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos. A Rede desenvolve uma metodologia estratégica de intervenção baseada nos princípios essenciais do projeto Cidades Saudáveis, que são a equidade, a sustentabilidade, a cooperação intersectorial e a solidariedade.

Nos dias 24 e 25 de novembro decorreram, em Viana do Castelo, as comemorações do 20.º Aniversário da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, que contou com a realização de várias iniciativas culturais e momentos de debate sobre o trabalho desenvolvido nos 20 anos da rede, o estado atual da promoção da saúde a nível local e os desafios para os objetivos do desenvolvimento sustentável.