Seixal promove encontro sobre violência doméstica e no namoro

Eliminação violência
-
23 Nov '17

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres é assinalado no concelho do Seixal, no dia 28 de novembro, com um encontro sujeito ao tema «Retrato da Violência Doméstica e no Namoro no Concelho do Seixal».

O encontro decorre nas instalações dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal na terça-feira, dia 28 de novembro, às 14.30 horas, e reúne contributos da Câmara Municipal do Seixal, da Divisão Policial do Seixal, da Cooperativa Pelo Sonho É Que Vamos e do Agrupamento dos Centros de Saúde de Almada e Seixal/Unidade de Cuidados na Comunidade do Seixal, entidades que se debruçam sobre a temática. 

A jornalista Conceição Lino, autora e apresentadora do programa televisivo «E Se Fosse Consigo?» também estará presente no evento.

Os casos de abuso ou assédio sexual e de maus-tratos físicos e psicológicos são as formas mais comuns de violência exercida sobre as mulheres. Em Portugal, 85 por cento das vítimas de violência doméstica são mulheres, de todos os estratos sociais e económicos. Presentemente, para além do atendimento policial, existem respostas dirigidas a vítimas de violência doméstica, nomeadamente gabinetes e serviços de atendimento especializados promovidos por entidades não governamentais e casas abrigo. 

O concelho do Seixal conta com o Gabinete de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica, promovido pela Cooperativa Pelo Sonho É Que Vamos, e com uma parceria local que promove o combate a este flagelo, sendo esta uma das matérias relevadas no Plano Municipal para a Igualdade de Género e Oportunidades do Seixal.  

Instituído em 1999 pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres homenageia as três irmãs Mirabal, ativistas políticas na República Dominicana na data em que foram assassinadas por ordem do ditador Rafael Trujillo e decorre a 25 de novembro em todo o mundo.

Partilhar

Está aqui