Seixal vai estar em destaque no Salão Imobiliário de Portugal

Apresentação SIL 2018
19 Abr '18

O Seixal é o primeiro município a nível nacional a integrar o SIL Cidades, um espaço de promoção dos municípios do país, integrado no Salão Imobiliário de Portugal 2018 que decorre de 3 a 7 de outubro.

O município marcou presença na apresentação do evento, que decorreu esta quarta-feira, na FIL, em Lisboa, e onde foi dado a conhecer que o Seixal será a cidade em destaque em 2018.

A autarquia marca habitualmente presença neste certame, onde divulga os seus projetos e as oportunidades de investimento no concelho. Na edição deste ano, que decorre de 3 a 7 de outubro, o SIL espera contar com mais de 350 expositores e receber mais de 65 mil visitantes, sendo assim o espaço ideal para apresentar os vários projetos da autarquia no âmbito da estratégia de requalificação das frentes ribeirinhas do Seixal, mas também no âmbito do projeto Lisbon South Bay e na captação de investimento e de novas atividades económicas.

A este respeito, o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, referiu que “o Seixal é uma terra com um mar de oportunidades, e temos trabalhado para dar a conhecer as nossas potencialidades dentro e fora de portas. É por isso que temos participado em vários salões imobiliários, como o de Paris, o de Lisboa ou o de Cannes, de forma a dar a conhecer os nossos projetos e captar investimentos que trarão benefícios para o concelho e para a nossa população.” O autarca lembrou também que foi devido à participação nestes grandes eventos, onde a autarquia esteve também no âmbito do projeto Lisbon South Bay, que “em breve teremos instalada no concelho uma grande empresa da área das ciências da saúde”.

No âmbito da estratégia de requalificação das frentes ribeirinhas, o presidente da Câmara Municipal do Seixal apresentou também hoje cinco projetos que permitirão reabilitar toda a zona em torno da Baía do Seixal: O Hotel Mundet, o Hotel da Quinta da Trindade, o Porto de Recreio do Seixal – Hotel Largo dos Restauradores, o Eco Resort da Ponta dos Corvos e o Hotel e Porto de Recreio de Amora.

Hotel Mundet
Situada na frente ribeirinha, em pleno núcleo urbano antigo do Seixal, e com uma vista privilegiada para a Baía do Seixal e Lisboa, possui elevado potencial para instalação de uma unidade hoteleira de 4 estrelas ou superior, com implantação num terreno de 3680 m2, com possibilidade de edificar 3 pisos mais 1 recuado e cave para estacionamento, com capacidade para mais de 150 quartos. Tratando-se da antiga fábrica corticeira Mundet, este hotel terá como particularidade a utilização deste material, sendo portanto o seu conceito associado à indústria corticeira. Prevê-se que a hasta pública para o concurso esteja disponível no mês de maio.

Hotel Quinta da Trindade
A Quinta da Trindade é propriedade do Município do Seixal, tem uma área de 15 556 m2 e os indícios das primeiras edificações remontam ao século XV. Oferece uma localização privilegiada junto à Baía do Seixal e ao rio Tejo, ao terminal fluvial e ao Centro de Estágios do Sport Lisboa e Benfica. Tem uma excelente vista sobre a cidade de Lisboa. Constitui um polo do projeto Seixal Vila-Hotel, pela intenção de instalar uma unidade hoteleira de conceito nos edifícios que a compõem.

Porto de Recreio do Seixal – Hotel Largo dos Restauradores
O Largo dos Restauradores, localizado no núcleo urbano antigo do Seixal e junto à Baía do Seixal, com uma excelente vista sobre Lisboa, é um dos locais com maior potencialidade para acolher alojamento turístico, no âmbito do projeto Seixal Vila-Hotel, contribuindo para a reabilitação urbana e dinamização socioeconómica do centro histórico. Localizado junto à Estação Náutica Baía do Seixal e ao futuro Porto de Recreio, que terá capacidade para 188 embarcações, o Largo dos Restauradores possui uma localização privilegiada para a construção de uma unidade hoteleira diferenciadora.

Este projeto constituirá um destino turístico de qualidade e diferenciador nos municípios da margem esquerda do Tejo, beneficiando de uma profunda ligação à Baía do Seixal, ao seu património histórico e cultural, às embarcações tradicionais e às atividades náuticas em geral.

Eco Resort da Ponta dos Corvos
A Câmara Municipal do Seixal está a desenvolver um plano de pormenor com os proprietários da Ponta dos Corvos com o objetivo de se concretizar no local um projeto turístico diferenciador, numa zona de grande riqueza natural, inserida na Área de Reserva Ecológica Nacional, entre a Baía do Seixal e o Tejo. Trata-se de uma restinga com 2,5 quilómetros de extensão, com uma praia, que possibilitará um turismo ligado à natureza e à preservação do ambiente, com construção sustentável.
De uma riqueza natural invulgar e uma forte proximidade a ecossistemas ainda bastante íntegros, exerce uma enorme atratividade sobre os habitantes das zonas urbanas circundantes. Obteve, em 2013, a classificação de águas balneares, a primeira atribuição no estuário do Tejo. Tal levou a um forte aumento da procura deste local como zona de lazer, em especial na época estival.

Hotel e Porto de Recreio de Amora
Trata-se de um projeto inovador, junto ao Estádio da Medideira, que vai ser requalificado através de uma intervenção que o transformará no Estádio Municipal da Medideira. Como produto complementar, surgirá uma unidade hoteleira e um porto de recreio que permitirá a chegada dos nautas por via marítima.