Seixalíada arranca dia 22 de setembro

17 Set '18

A 35.ª Seixalíada, este ano com o lema «Um Projeto Singular, Uma Força Coletiva», arranca dia 22 de setembro, às 15.30 horas, no Parque Urbano de Fernão Ferro, e decorre até 20 de outubro, com milhares de pessoas a celebrar a grande festa do desporto popular por todo o concelho.

A Festa de Abertura, marca o início de quatro semanas de intensa atividade desportiva nos equipamentos municipais e do movimento associativo, este ano com uma oferta de 56 modalidades, que vão das artes marciais, às atividades náuticas, futebol e patinagem, entre outras. A 35.ª Seixalíada conta este ano com novas modalidades, como o duatlo, que integra pela primeira vez o calendário. O desporto adaptado marca presença com o corfebol, andebol adaptado, boccia e futebol para cegos, bem como com atividades de experimentação de tricicleta e slalom.

Em 2018 a Seixalíada foi certificada com a Bandeira da Ética, um processo de certificação dos valores éticos no desporto, dirigido aos clubes, escolas e projetos cujo objetivo seja a promoção dos valores éticos através do desporto.

A Seixalíada é organizada pela Câmara Municipal do Seixal, juntas de freguesia, movimento associativo e escolas do concelho, e conta também com o apoio do Centro Humanitário Estuário do Tejo da Cruz Vermelha Portuguesa no Seixal, associações de bombeiros, forças de segurança pública e patrocinadores.