Serviço de Proximidade da Quinta da Princesa

O Serviço de Proximidade da Quinta da Princesa, promovido pela autarquia, é desenvolvido no Bairro da Quinta da Princesa, zona de habitação social, cuja população é maioritariamente imigrante oriunda dos países africanos de língua oficial portuguesa. Este serviço promove o acompanhamento e encaminhamento social dos agregados familiares residentes no bairro e investe na promoção do convívio familiar e entre gerações, privilegiando as famílias que apresentem índices de vulnerabilidade socioeconómica.

Desenvolve, também, projetos no âmbito da intervenção precoce e a prevenção de comportamentos de risco junto das crianças e jovens com idades compreendidas entre os 5 e os 13 anos, através da dinamização diária do espaço de atividade de ocupação de tempos livres para a população residente (crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade ou isolamento).

O Serviço de Proximidade da Quinta da Princesa pretende ter uma intervenção de âmbito comunitário e envolve a comunidade residente, potenciando a multiculturalidade, a integração e a inserção da comunidade imigrante residente no Bairro, bem como pretende promover e combater todas as formas de exclusão.

Tem como parceiros o Clube Desportivo e Recreativo da Quinta da Princesa, o Programa Escolhas, o Grupo Cultural Católico, a Junta de Freguesia de Amora, o comércio local, o restaurante Quinta Valenciana, a Associação de Pais da Escola Pedro Eanes Lobato, a Associação Juvenil Esperança, a Polícia de Segurança Pública – Esquadra da Cruz de Pau, o Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato e o Agrupamento dos Centros de Saúde dos Concelhos do Seixal e Sesimbra - Centro de Saúde de Amora.

Câmara Municipal do Seixal
Alameda dos Bombeiros Voluntários, n.º 45 - Seixal