Sociedade Musical 5 de Outubro

A primeira história que existe documentada no Arquivo Paroquial de Paio Pires no que concerne à fundação da sociedade musical, é referente ao ano 1881, quando adotou o nome de Sociedade Fhilarmónica e tinha a sua sede na Rua Direita, no edifício junto à escola primária. Dois anos mais tarde, a coletividade aparece a abrilhantar uma festa em honra de Nossa Senhora, como conclusão do mês do Rosário, com o nome de Sociedade Recreio Aldeense (2 de novembro de 1883).

Foi com a ajuda de um filho da aldeia, o senhor José António Rodrigues, que alguns homens de Paio Pires conseguiram arranjar ajuda para alugar alguns instrumentos para poderem concretizar a festa do Espírito Santo em Paio Pires, naquele recuado ano de 1888. Tomados pelo gosto musical, estes homens resolveram adquirir instrumentos e, na altura, fundaram a Sociedade União Capricho Aldeense, sendo eles os fundadores da coletividade e da banda, conhecidos pelos quarenta magníficos (nome atribuído pelos habitantes da aldeia), com a presidência de José António Rodrigues.

A 5 de outubro de 1910, é implantado o regime Republicano. A coincidência de datas e a natural influência do novo regime originaram a mudança do nome da sociedade, que passou a ser designada por Sociedade Musical 5 de Outubro, cujo o nome ainda hoje se mantém.

A coletividade possui uma bandeira, de cor branca e verde, com o nome e a data da fundação a amarelo e, no centro, tem o distintivo com as iniciais e uma lira, e também um estandarte em seda com franjas bordadas em ouro.

A Sociedade Musical 5 de Outubro é filiada na Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio desde 21 de maio de 1954.

Como é do conhecimento todas as coletividades que têm banda não vivem desafogadas, ainda assim lutam para conseguir manter a banda em funcionamento, em memória dos seus fundadores.

Além da música como atividade, esta sociedade conta ainda com danças de salão, zumba e aikido, e conta também com um grupo coral alentejano, o Lírio Roxo. A coletividade tem também um bar aberto ao público e instalações para receber os mais variados festejos.
 

Corpos Sociais

Hugo Almeida (Presidente)
Tânia Jacinto (Vice-Presidente)

Atividades

Artes marciais
Dança
Fitness

Serviços

Sala polivalente, organização de festas temáticas

Associação
Desportiva, Cultural
Morada
Largo D. Paio Peres Correia
Aldeia de Paio Pires
2840-085 Aldeia de Paio Pires

Telefone 212 223 035

Telemóvel 925 146 145

Email

Facebook

Horário

 

Bar: todos os dias, das 6.30 às 23 horas.
Secretaria: dias úteis, das 14 às 18 horas.

Partilhar

Está aqui