3.º Encontro Regional pelo Fim da Mutilação Genital Feminina

Fevereiro 2018
9.00 h

O encontro visa refletir sobre a intervenção em rede pelo fim da mutilação genital feminina, dando voz às comunidades afetadas pela prática e às entidades que trabalham no terreno, em Portugal.

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Tolerância Zero contra a Mutilação Genital Feminina, celebrado a 6 de fevereiro.

Inscrições até dia 16 de fevereiro, sexta-feira, através dos Serviços Online.

Abertura do secretariado

9.30 horas
Mesa de Abertura
Anabela Soares, Câmara Municipal do Seixal
Ana Costa, Câmara Municipal da Amadora
Catarina Moreira, UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta

1.º Painel
Como Chegámos até Aqui? História e Intervenientes da MGF em Portugal

Moderação e comentário: Alice Frade, antropóloga
Teresa Fragoso, presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
Carla Martingo, P&D Factor – Associação para a Cooperação sobre População e Desenvolvimento
Eduardo Djaló, Associação dos Filhos e Amigos de Farim
Sónia Duarte Lopes, Associação para o Planeamento da Família

11.30 horas
Mariama Djaló, apresentação de resultados da tese «Animadores Comunitários no Combate à MGF»

12.30 horas
Pausa para almoço

2.º Painel
Experiências e Projetos

Moderação e comentário: Inês Leitão, guionista/argumentista
Cláudia Guerreiro, ACES/UCC do Seixal
Mariama Dias, Associação dos Filhos e Amigos de Farim
Alexandra Luís, Associação Mulheres sem Fronteiras
Diana Lopes, Associação Musqueba

15.45 horas
Mesa de Encerramento
Manuela Calado,  Câmara Municipal do Seixal
Pedro Calado, Alto Comissariado para as Migrações

Organização
Câmara Municipal do Seixal | Agrupamento dos Centros de Saúde de Almada-Seixal | Câmara Municipal da Amadora | Câmara Municipal de Cascais | Câmara Municipal de Lisboa | Câmara Municipal de Sintra | Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género | Alto Comissariado para as Migrações | Associação de Estudantes da Guiné-Bissau em Lisboa | Associação dos Filhos e Amigos de Farim em Portugal | Aguinenso – Associação Guineense de Solidariedade Social | Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e de Saúde | Associação para o Planeamento da Família | Associação Mulheres Sem Fronteiras | GTO – Grupo de Teatro do Oprimido | Movimento Musqueba – Associação de Promoção e Valorização da Mulher Guineense | P&D Factor – Associação para a Cooperação sobre População e Desenvolvimento | UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta.

Telefone 212 276 700

Participação gratuita, sujeita a inscrição