600 Anos de Moagem Moinho Maré Corroios

Janeiro 2018
    Março 2020
10.00 h

O Moinho de Maré de Corroios, localizado no concelho do Seixal, foi edificado em 1403 pelo Condestável Nuno Álvares Pereira e encontra-se conservado in situ, tendo sido adquirido, em funcionamento, pelo Município do Seixal em 1980, abrindo ao público como espaço cultural em 1986.

Permanece como um exemplo da atividade moageira maremotriz desenvolvida no passado no estuário do Tejo, sendo uma das mais antigas estruturas desse tipo existentes no nosso País e na Europa.

Situado no sapal de Corroios, área integrada na Reserva Ecológica Nacional, a relevância patrimonial do sítio foi reconhecida através da sua classificação como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto n.º 29/1984, de 25 de junho.

Atualmente, o espaço tem patente ao público uma exposição evocativa dos seus 600 anos de atividade, a qual contribui também para documentar e reinterpretar a história da moagem maremotriz no Seixal e no estuário do Tejo, num processo de construção e desconstrução de memórias.

A visita a este espaço convida a uma reflexão acerca do valor histórico e técnico deste tipo de estruturas e das potencialidades energéticas oferecidas pelo mar.

De outubro a maio
De terça a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas.
Sábado e domingo, das 14 às 17 horas.

De junho a setembro
De terça a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas.
Sábado e domingo, das 14.30 às 18.30 horas.