Era Uma Vez…

Dezembro 2015
    Janeiro 2016

Desenho e pintura de Teresa Ribeiro.

Histórias de encantar, o lugar de todas as infâncias, o espaço da ilusão – o sonho.
Onde em todas as histórias não há espaço da desilusão.
Era Uma Vez… Onde reside a elevação criadora, e a capacidade de criar – o lugar da magia.

Teresa Ribeiro

Inauguração dia 5 de dezembro, sábado, às 16 horas.

De 5 de dezembro a 23 de janeiro de 2016
De terça a sexta-feira, das 10 às 20.30 horas
Sábado, das 14.30 às 20.30 horas

BIOGRAFIA (resumo)

TERESA RIBEIRO
Lisboa.
Licenciatura em Design, Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, Universidade de Lisboa, e Mestrado em História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.
Membro de L’Association des Artistes de France.

As suas obras integram as exposições permanentes do Palácio dos Capitães Generais e do Palácio da Madre de Deus, Angra do Heroísmo; as coleções do Go¬ver¬no Regional da Madeira, Funchal; Museu Regional de Sintra; Fundação Bernard Tallés, Marselha, França; Museu da Cidade, Lisboa, e diversas coleções particulares nacionais e es-trangeiras.

Participou em cerca de cem exposições coletivas em Portugal e no estrangeiro.

Em 1996, a Galeria Municipal Gymnásio, da Câmara Municipal de Lisboa, organizou o encontro Artistas Portugueses Contemporâneos no Oriente, com apresentações no Japão, Museu de Sakai e Museu Shoto de Arte, Tóquio; Coreia do Sul, Galeria do Sejong Cultural Center, Seul, e em Macau, Galeria Fórum do Leal Senado.

Exposições individuais (seleção)
2011 Ecos e Ressonâncias, MAC, Lisboa
2005 Viajantes do Tempo, Galeria MAC, Lisboa
2003 Janelas Imperfeitas, DGAJ – Ministério da Justiça, Lisboa
2001 Espírito e Matéria, Galeria de Exposições Augusto Cabrita, Seixal
1999 Paisagem Matérica, Galeria Clube Faia, Lisboa
1997 No Princípio Era o Silêncio, Galeria Maria Pia, Lisboa
1996 Anunciação de Um Espaço, Galeria Municipal de Rio de Mouro, Sintra
1995 Ecce Homo, Galeria Piramidal, Sintra, e Galeria Municipal Gymnásio, Lisboa
1993 Movimento dos Sons, Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa
1991 Gestação, Galeria do Turismo, Funchal; Imaterialidade da Matéria, Galeria do Diário de Notícias, Lisboa
1990 Tapisserie Contemporaine, Mairie de Villejuif, França
1989 Tapeçaria Contemporânea, exposição itinerante da Secretaria Regional da Educação e Cultura dos Açores, Museu de Etnografia, Santa Cruz, Graciosa; Palácio dos Capitães Generais, Angra do Heroísmo e Academia das Artes, Ponta Delgada
1987 Tapeçaria Contemporânea e Pintura, Museu Nacional do Traje, Lisboa

Prémios
1995 Prémio do Júri Visitante; Grand Prix du Languedoc - Roussillon; Galerie Jules Salles, Nîmes, França
1993 Pintura, Medalha da Cidade de Saint-Galmie; Salon Européen des Beaux Arts, França e Prémio de Pintura Abstracta, Medalha da Cidade Gimont, França
O Centro Português de Serigrafia editou as serigrafias ciclo Ecos e Ressonâncias, 2009; ciclo Espírito e Matéria, 2001; Roteiros Espirituais (João Fragoso, Miguel Barbosa e Teresa Ribeiro), 1997, e ciclo Movimento dos Sons, 1994.

Bibliografia (referências)
Pintura em Portugal, Lisboa, Universitária Editora, 2001
50 Anos de Pintura/Pintura em Portugal, Lisboa, Universitária Editora, 1999
Artes Plásticas de Portugal - O Artista, seu Mercado, Porto, Editora Adrian Publishers, Narciso Martins, 1993