Inspiratio

Maio 2024
    Junho 2024

Exposição de Ketam, integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

A inauguração realizou-se no dia 4 de maio, sábado, às 17 horas.

De 4 de maio a 15 de junho

De terça-feira a sábado, das 15 às 19 horas.

Catálogo da exposição – PDF [558 KB]

A Câmara Municipal do Seixal concebe a cultura como serviço público que assegura o direito de todos ao acesso, criação e fruição, enquanto elemento essencial na formação da consciência da soberania e da diversidade da identidade da humanidade, dialogando, de igual para igual, com todos os povos do mundo, com o imenso potencial de liberdade, transformação e resistência e, tal como a emancipação do trabalho, fazendo parte essencial do património do futuro.

No âmbito da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, olhamos para o vasto caminho percorrido com orgulho e satisfação, ao verificar que, também na área das artes visuais, a autarquia do Seixal tem percorrido uma trajetória consistente, coerente, regular e harmoniosa, ao fomentar e apoiar o associativismo e os diversos agentes artísticos; ao incentivar e envolver a comunidade escolar e a população na conceção e proveito das atividades desenvolvidas; ao construir e apetrechar equipamentos e ao produzir e patrocinar um amplo e diversificado conjunto de atividades formativas e de lazer.

Defender a cultura é, assim, uma das mais inadiáveis formas de fazer ouvir todas as vozes.

A história de Ketam, que apresentamos na exposição INSPIRATIO, remonta ao verão de 1998, quando se decide aventurar no graffiti, na forma de inscrições caligrafadas de elaboração mais complexa ou de pinturas em espaços públicos, utilizando as paredes e criando uma linguagem intencional para interferir na cidade, relação que mantém até aos dias de hoje, manipulando e trabalhando diversos materiais e suportes, tais como cenografias para espetáculos, passando pelas telas, até capacetes, pranchas, mobiliário, motas, carros e tudo o que a imaginação possa alcançar.

A ver com atenção.

Paulo Silva
Presidente da Câmara Municipal do Seixal

Uma viagem entre dois mundos nesta paisagem que nos envolve, nos abraça diariamente. Uma invocação às tágides, ninfas do Tejo que nos convidam a um mergulho com a natureza e ao lado mais selvagem deste nosso Tejo. Como a maré que vai e vem, também nós, como espécies deste estuário, saímos e voltamos, dia após dia, para o nosso refúgio.

O sol e o vento na face, as formas e as cores que a natureza nos traz.

A realidade nem sempre está assim tão longe dos sonhos.

Ketam

Telefone 210 976 105