Lançamento do livro «A Delegação Escolar do Concelho do Seixal (1933-2004) – Memórias Vivas de Uma Instituição… Um Percurso… Muitas Vidas»

Sexta-feira
    Abril 2017
16.00 h

A ideia de escrever sobre a Delegação Escolar do Concelho do Seixal, sua vida, estabelecimentos de educação/ensino e pessoas a ela ligadas surgiu para que o livro da história do concelho do Seixal possa contar com mais esta página e as gerações vindouras possam ter acesso a um registo do funcionamento do processo educativo, num determinado período de tempo, no concelho e no país.

A partir de documentos fidedignos, uns arquivados na própria instituição e outros conseguidos a partir de uma pesquisa criteriosa noutras instituições, surgiram os assuntos e objetivos que deram corpo a esta obra que pretende dar a conhecer:

• As competências e funções das delegações escolares e dos diretores das escolas primárias, constantes no Decreto n.º 22 369, de 30 de março de 1933, no Despacho n.º 40/SEAE/75, de 8 de novembro, e legislação subsequente;
  • Os serviços administrativos;
  • A evolução dos estabelecimentos de educação/ensino no concelho;
  • O nome dos professores e professoras que desempenharam o cargo de delegado escolar, desde 1933 até 2004, e de diretor e subdiretor, desde o ano letivo 1992-1993 até à extinção dos cargos, bem como o profissionalismo e dinamismo que os mesmos imprimiram à comunidade educativa local;
  • O funcionamento e vida das escolas do 1.º ciclo do ensino básico, dos jardins de infância e da Delegação Escolar do Concelho do Seixal, até à extinção desta, com a implementação do novo regime de gestão e administração dos estabelecimentos de educação/ensino não superior, exarado no Decreto-Lei n.º 115-A/98, de 4 de maio;
  • Alguns projetos e atividades pedagógicas, socioeducativas e culturais do quotidiano educativo das escolas primárias/1.º ciclo e jardins de infância do concelho do Seixal, bem como a sua interação com instituições locais, regionais, nacionais e internacionais;
  • A importância dos últimos doze anos de vida da Delegação Escolar do Seixal;
  • O envolvimento das autarquias locais, das famílias e agentes do meio envolvente e o elevado desempenho dos profissionais da educação do concelho que contribuíram, em muito, para que este se distinguisse pelas excelentes práticas educativas e pedagógicas e pelas relações pessoais, profissionais e interinstitucionais, dignas de registo.

É de salientar o facto de o «sucesso educativo» do 1.º ciclo, no concelho do Seixal, ter merecido o primeiro lugar, ao nível nacional, durante vários anos.

Tendo em conta que os vários assuntos constantes da presente obra são extremamente vastos, houve a necessidade de sintetizar o mais possível cada um, a fim de constar um leve, mas criterioso registo dos mesmos e da vida da Delegação Escolar do Concelho do Seixal.

História

Durante sete décadas, a Delegação Escolar do concelho do Seixal serviu as populações escolares afetas ao ensino primário/1.º ciclo do ensino básico e educação pré-escolar, particular e da rede pública.

Procurou estabelecer, motivar e ajudar, essencialmente, professores, educadores de infância, auxiliares de ação educativa, pais e encarregados de educação, bem como outros agentes educativos. Procurou cumprir e fazer cumprir leis, estratégias e normas institucionais, promover e fortalecer relações interinstitucionais e interpessoais.

Deu e recebeu afetos, disciplina e ensinamentos, em colaboração com escolas e instituições, na perspetiva de uma ESCOLA PÚBLICA de qualidade, responsável, dinâmica e empenhada na construção de um futuro melhor para a Humanidade, aqui e além-fronteiras.

Enquanto rosto municipal dos diferentes Ministérios de Educação, procurou ser elo da mesma corrente, contrutora de pontes e membro da mesma família.

A Delegação Escolar do Seixal nasceu em tempos difíceis para os portugueses e as portuguesas, no início da década de 30, do século passado.

Nesse tempo, a maioria das crianças não tinha acesso à escola porque tinha que trabalhar para ajudar os pais e os irmãos.

A governação de então, austera e determinada, entendeu por bem fazer nascer extensões novas dos seus braços, nos concelhos do país, para se fazer ouvir melhor e fazer cumprir todas as orientações do então Ministério da Instrução Pública.

Os anos foram passando, e ela foi crescendo e alterando a sua essência, a sua forma e o seu conteúdo.

Até aos 40 anos de idade, a Delegação Escolar (DLE) do Concelho do Seixal foi cumprindo a sua missão, exercendo o seu magistério sem grandes alterações.

Quando atingiu os 50 anos, prosseguiu, aproveitando os ensinamentos de um período de turbulência e de renovação pelo qual tinha passado.

Começou por alterar alguns dos seus procedimentos junto das pessoas que com ela conviviam, a ajudavam na sua missão, e dela precisavam e dependiam, para, em conjunto, assegurarem às crianças do município do Seixal uma educação e ensino de qualidade.

Ao contar 60 anos, a DLE do Seixal chegou a uma fase de retrospeção que a fez renascer e a motivou a continuar de forma consciente e animada.
Estávamos perto do fim do século XX.

As alterações legislativas eram frequentes, o seu campo de ação era vasto e diversificado.

A delegação escolar era um agente da comunidade educativa local que se preocupava em informar e ajudar quem dela dependia, hierarquicamente, cumprindo e fazendo cumprir as normas emanadas do Ministério da Educação, de forma responsável, junto das 34 escolas do 1.º ciclo e dos 19 jardins de infância do concelho.

Aos 71 anos de idade, depois de um período de vida longo, a Delegação Escolar do Concelho do Seixal pereceu, deixando para trás Um Percurso… Muitas Vidas, que merece ficar registado nos anais da história.