Livros com Futuro

  • 26
    Sábado
    Janeiro 2019
    >
    23
    Sábado
    Fevereiro 2019
10.00 h

Exposição coletiva de pintura de Albino Moura, Custódia Bota, Emília Morais, João Ribeiro e Pé-Leve, integrada no Ciclo de Apresentação do Acervo Artístico Municipal.

De 26 de janeiro a 23 de fevereiro

Horário

De terça a sexta-feira, das 10 às 20.30 horas.
Sábado, das 14.30 às 20.30 horas.

 

A Câmara Municipal do Seixal dispõe de um vasto e diversificado conjunto de obras de arte que constituem o Acervo Artístico Municipal, consolidado de modo regular e coerente a partir da abertura da Galeria de Exposições Augusto Cabrita/Fórum Cultural do Seixal, em 1993.

O Ciclo de Apresentação do Acervo Artístico Municipal, iniciado recentemente, tem como objetivo exibir publicamente as obras que integram esta coleção.

 

Livros com Futuro é uma exposição original pelo tema e por aliar dois géneros artísticos – a pintura e a literatura – para apresentar publicamente um conjunto selecionado de livros infantis, divididos em dez grupos temáticos, que foram recriados por cinco pintores: Albino Moura, Custódia Bota, Emília Morais, João Ribeiro e Pé-Leve.

A procura de outras formas de comunicação torna-se mais premente com o começo de um novo milénio, em busca de diferentes rumos de apresentação e definição dos materiais, onde se concretiza a necessidade de inovação.

Esta ideia encontra-se patente nesta exposição, à qual os artistas convidados aderiram com o seu empenho e criatividade, quer pelos critérios plásticos propostos, quer pelos temas representados.

Pé-Leve, em Primeiras Letras, chama a atenção para a importância da família nos primeiros traços escritos, ao mesmo tempo que coloca símbolos relacionados com um certo imaginário infantil: o tinteiro, a pena, o recreio, resultando num cenário cheio de magia e lembranças, onde a mãe não pode deixar de estar presente.

Com Sonho Acordado, do tema «Divulgação», reforça-se o lado científico e racional do conhecimento através da introdução dos números e de uma rigorosa divisão da representação com as linhas de força bem definidas.

Em Contos Tradicionais, Custódia Bota tira partidos dos aspetos universais das histórias tradicionais ligadas ao mundo rural, onde se questiona o saber das crianças sobre aspetos relacionados com os animais, o campo… assente num discurso poético e numa mensagem com uma forte vertente educativa.

Nas Fábulas e Histórias de Exemplos, aproveita as características das fábulas de Esopo para, na boca dos animais, fazer uma crítica à ganância humana, mas sempre com um cunho formativo.

Com os Livros de Aventuras depressa a nossa imaginação viaja ao encontro das aventuras do mago Mandrake. João Ribeiro representa-o com a sua indumentária e magia envolto numa luz forte e reporta-nos ao mistério das histórias desta personagem tão diferente dos heróis dos dias de hoje.

Por outro lado, em Histórias Fantásticas, com a história da Dama Pé-de-Cabra e a introdução de outras figuras, recria um cenário fértil, pleno de imaginação e sedução.

Para Emília Morais, a Princesa Cobra serve para contar as Histórias de Encantar que deliciaram diversas gerações de crianças. Assim, o quadro é palco de um universo cheio de simbolismo intencional, onde a princesa, a velha e as restantes personagens ajudam a dar força a este universo rico de momentos encantados.

Quem não se recorda da célebre lengalenga do Sape Gato Lambareiro onde as personagens surgem num cenário de encadeamento a toda a escrita?

Esta foi a forma como se recriou o tema Lengalengas e Adivinhas, como se da tela saísse o gato, o galo, o caracol, num desfiar constante de figuras.

Albino Moura em Teus Olhos, de Ruy Cinatti, apresenta toda a magia da Poesia para a Infância, para no ondulado dos cabelos surgir este maravilhoso poema, como se fosse o vento a transportar as palavras.

Hélas! O cenário está montado, vamos ver com toda a certeza a peça de Teatro Infantil de Maria Rosa Colaço: O Espanta-Pardais. As personagens ganham vida na tela como se estivessem a representar, num efeito surpreendente.

Em suma, estamos perante uma exposição coletiva de pintura, com o acompanhamento de diversos livros infantis, onde cada artista agiu plasticamente sobre um tema sem desvirtuar o seu percurso pictórico, utilizando a sua criatividade e originalidade.

Câmara Municipal do Seixal
(Catálogo da exposição Livros com Futuro, 2001)

Público-alvo
Geral

Telefone 210 976 105

Email quintadafidalga@cm-seixal.pt

Preço
Entrada livre
a
Adicionar evento

Está aqui