O Fascismo (Aqui) Nunca Existiu! – 35.º Festival de Teatro do Seixal

  • 17
    Sábado
    Novembro 2018
21.30 h

Por Teatro Art’Imagem, Porto.

Texto, dramaturgia e encenação: José Leitão.

Com: Flávio Hamilton, Inês Marques, Luís Duarte Moreira, Patrícia Garcez e Susana Paiva.

Duração: 90 minutos.

Público-alvo
Maiores de 12 anos.


Sinopse

[ Da pequena história. ]

Uma família numerosa, avôs, pais, tios, irmãos e a visita regular de familiares que vinham da terra à grande cidade. Uma casa portuguesa, pobre mas honrada, num país que a Igreja Católica velava e a ensinava a ser pobre e agradecido aos que nos governavam por desígnio divino.

A sua benção meu pai, dizia o menino, beijando as costas da mão direita do seu progenitor. Deus te abençoe meu filho, era a resposta acompanhada de um toque de mão, também direita, na sua cabeça.

Eram os anos sessenta.

Sabe minha senhora, falava a mãe, o meu filho mais velho, é muito esperto e inteligente, podia falar dele ao senhor doutor. Sabe, com doze anos fez a comunhão solene e o crisma e passou nos exames de admissão para o ensino técnico e também para o liceu. Precisava tanto de lhe arranjar um emprego.

Os primeiros tremores e amores, o pecado e o medo moravam sempre ao lado...

Depois os livros maiores que começaram com Verne e Salgari, as sessões duplas no Carlos alberto no central-cine ou no cine-foz com idas a pé ao domingo do Palácio à foz do Douro, sempre com medo de não entrar porque o filme nunca era para a sua idade. A descoberta do TEP-Teatro Experimental do Porto...

[ Da grande história. ]

As eleições com Delgado, o movimento sindical e as lutas da oposição, a tropa e a ida para a guerra colonial. A pide e tudo... 

A história do país, do mundo.

 

 

Programa completo do 35.º Festival de Teatro do Seixal.

Público-alvo
Geral
Local
Sociedade Filarmónica União Arrentelense

Telefone 212 276 700

Preço
Entrada livre
Adicionar evento

Está aqui