Seixal: o Património do Oceano

Junho 2018
10.00 h

Na sequência da Conferência sobre Ambiente e Desenvolvimento realizada em 1992 no Rio de Janeiro, o dia 8 de junho viria a ser designado pela Organização das Nações Unidas como o Dia Mundial dos Oceanos.

Esta data constitui uma oportunidade para refletir, mudar perspetivas, adotar medidas e celebrar a importância dos oceanos para a vida na Terra.

Um oceano saudável é fundamental à nossa sobrevivência em múltiplos aspetos, incluindo a alimentação, a regulação climática do planeta, a preservação das espécies e da biosfera.

Sendo o Seixal um concelho ribeirinho do estuário do Tejo, a proximidade ao oceano é uma marca distintiva não só da sua paisagem e ambiente, mas também do património cultural, material e imaterial, que chegou aos nossos dias.

Das 10 às 12.30 horas
Ação limpeza de praia na Ponta dos Corvos (*)

Das 14.30 às 15.30 horas
Visita ao Moinho de Maré de Corroios, núcleo do Ecomuseu Municipal do Seixal (**)

Das 15.45 às 19 horas
Passeio pedestre à Ponta dos Corvos e visita guiada ao património ambiental e cultural existente no concelho associado aos oceanos (antigos moinhos de maré, secas de bacalhau, estaleiros de construção naval, ostreicultura, cais e embarcadouros, embarcações tradicionais…) (**)

Organização
Câmara Municipal do Seixal, SIMARSUL – Saneamento da Península de Setúbal, S.A. e Escuteiros Marítimos do Seixal.

Telefone 210 976 112 (**)

Email ecomuseu.se@cm-seixal.pt (**)

Telefone 932 569 519 (*)

Email p.resende@adp.pt (*)