Festa dos Povos – Festividades na Tabanka

A Festa dos Povos é uma iniciativa de âmbito comunitário realizada desde o ano 2000 pela comunidade católica residente no bairro da Quinta da Princesa, nomeadamente pelo Grupo Coral Católico, que pretende assinalar o dia 5 de julho, Dia da Independência de Cabo Verde, e promover e recriar uma mostra cultural, musical e gastronómica que reflete a multiculturalidade dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) residentes no bairro.

A partir de 2005 e complementando a festa que já se realizava, a Câmara Municipal do Seixal propõe à comunidade aliar estas comemorações a uma velha tradição cabo-verdiana das festas de romaria dos Santos Populares, à qual denominou Festividades na Tabanka, promovendo desta forma, a identidade cultural do povo cabo-verdiano junto das  gerações mais jovens nascidas e residentes na diáspora, onde o sagrado se mistura com o profano.

Desde então, a Festa dos Povos – Festividades na Tabanka decorre no primeiro fim de semana de julho e tem sido promovida em parceria entre a Câmara Municipal do Seixal, a Junta de Freguesia de Amora, o Grupo Coral Católico, o projeto Tutores de Bairro, a Escola Básica da Quinta da Princesa, o Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural da Quinta da Princesa, a Associação de Reformados e Idosos da Freguesia de Amora, a Associação Juvenil Esperança e todos os voluntários que a ela se associam.

Câmara Municipal do Seixal
Divisão de Desenvolvimento Social e Cidadania