Dados sobre a qualidade do ar

-
20 Set '17

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), na qualidade de autoridade nacional, disponibiliza ao público os dados sobre a qualidade do ar, fornecidos pela comissão de coordenação e desenvolvimento regional na área da respetiva competência territorial. 

A qualidade do ar é o termo que se usa, normalmente, para traduzir o grau de poluição no ar que respiramos, sendo que a má qualidade do ar tem efeitos nocivos sobre o ambiente e a saúde.

O concelho do Seixal integra a Área Metropolitana de Lisboa e apenas dispõe de uma estação de medição da qualidade do ar, situada na Aldeia de Paio Pires, e gerida pela pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT). 

São já conhecidos os vários pedidos que a Câmara Municipal do Seixal fez ao Ministério do Ambiente para a instalação de mais estações de medição de qualidade do ar, mas sem sucesso. Os dados da qualidade do ar no território nacional são disponibilizados no portal QualAr, em qualar.apambiente.pt. Este portal constitui uma base de dados online sobre a qualidade do ar, na qual é possível saber a qualidade do ar numa determinada zona, bem como a previsão do índice da qualidade do ar para o dia seguinte, que está disponível a partir das 12 horas. Pode ainda ser consultado o histórico diário,

 

Partilhar

Está aqui