Música do Mundo

Maio 2016
21.30 h

Para maiores de 4 anos.

* 50% de desconto para jovens até 25 anos, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal.
** Horário para reservas: segunda a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 14.30 às 16 horas.

19 de maio, quinta-feira

Ferro Gaita_Som Di Terra, Cabo Verde

O grupo Ferro Gaita_Som Di Terra foi criado por Nildo Freire e irmãos, em março de 2010. Apesar de residirem em Portugal, são todos nascidos em Cabo Verde.
Todos os elementos são da mesma família, irmãos e primos.
Filhos de Belo Freire, consagrado músico de Cabo Verde, transportam a tradição da Ilha de Santiago nos genes.
Trabalharam e gravaram com artistas como Tony Fika e Fejo More, também de Cabo Verde.
Sousa Moreno tem um CD no mercado com o Grupo Raiz de Funana, em Cabo Verde. Já participou em vários projetos/compilações, desde o verão de 2000 até 2005.
Percorrem com a sua música o país de Norte a Sul, com deslocações frequentes a França, Suiça, Luxemburgo e Cabo Verde.

Mbye Ebrima, Gâmbia

Mbye Ebrima é um djéli: tocador de kora, cantor e conhecedor de história.
Nasceu na Gâmbia e aos dezasseis anos descobriu na kora uma espécie de forma de vida, de revelação, de verdade. A herança foi entregue em mãos pelos seus pais. Esta é inevitavelmente uma história de amor; uma história que Mbye Ebrima quer que seja conhecida pelo maior número possível de pessoas. Atualmente o músico encontra-se a viver em Lisboa e é por cá que tem vindo a mostrar a música e a história do instrumento, tanto a solo como com o seu quarteto, e ainda ensinando a kora com alguns grupos de alunos em workshops de norte a sul do país.
Durante os seus concertos o djéli Mbye Ebrima, acompanhado por excelentes músicos, apresenta a música enraizada na Senegâmbia, mas interpretada da sua própria forma - o resultado da sua experiência e pesquisa musical. As influência mútuas, que acontecem espontâneamente durante o processo de criação/ensaios com a banda, composta por músicos de várias nacionalidades, enriquecem ainda mais a sonoridade do material apresentado nos concertos.

20 de maio, sexta-feira

Carlos Guerreiro – Gárgula, Portugal

Músico, compositor, intérprete, construtor de instrumentos e criador de objetos sonoros na pesquisa de novas sonoridades.
Prática performativa em grupos musicais na área da reinterpretação da música tradicional em contexto urbano. Professor de expressão musical e reeducação expressiva no ensino especial.
Iniciou a sua carreira musical no Grupo de Acção Cultural - Vozes na luta, com José Mário Branco. Participou, como músico, em gravações, espetáculos, filmes e programas televisivos com José Afonso, Fausto, Sérgio Godinho, Vitorino, Júlio Pereira, Sétima Legião, Rui Veloso, Ritual Tejo, Manuel Paulo, Diabo a Sete e Sebastião Antunes.
Compositor e interprete de bandas sonoras em diversas peças de teatro e cinema com vários grupos nos quais se incluem a Comuna, O Bando, Teatro do Tejo, Bica Teatro e o músico e realizador Zeca Medeiros.
Integra, desde 1991, o grupo Gaiteiros de Lisboa.

O espetáculo Gárgula, consta de treze temas de várias origens, que vão desde a música tradicional portuguesa, galega e francesa, até temas medievais portugueses e dos Caminhos de Santiago.
Será interpretado por duas vozes e duas sanfonas, com apoio de um preset instrumental gravado pelos mesmos músicos.

Wafir Shaikheldin, Sudão

Wafir Shaikheldin chegou a Espanha em 1990, deixando para trás um Sudão em plena guerra civil. Desde então, tem participado em experiências variadas como a música antiga com Eduardo Paniagua, pop celta com Hevia, folk galego com Luar Na Lubre, castelhano com La Musgaña e judaico com Klezmer Sefardí, assim como a rica fusão de Radio Tarifa, além do seu próprio projeto pessoal. Wafir toca o oud, o ney e a percussão. No palco, ele destaca a sua capacidade de comunicação, criatividade e senso de humor e a sua empatia com o público de todas as idades.

Telefone 210 976 103

Telemóvel 915 635 090 (reservas**)

Preço
6 euros*