Assinado contrato para a construção da Universidade Sénior

21 Maio '20

A Câmara Municipal do Seixal assinou hoje um contrato de comodato com a Casa do Educador do Seixal, através do qual cede o direito de utilização por 30 anos do edifício do antigo Grémio da Lavoura, no Fogueteiro, para o desenvolvimento do projeto das novas instalações da Unisseixal – Universidade Sénior do Seixal.

O edifício, adquirido pelo município por cerca de 500 mil euros, será alvo de remodelação, para reunir as condições para albergar os 840 alunos e 92 professores que atualmente integram a Unisseixal e os que futuramente a eles se venham a juntar. Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, referiu «a importância social e educativa desta obra, que vai colocar o concelho na linha da frente da qualidade das universidades seniores no país».

O projeto, com uma área total de cerca de 2000 m2, prevê a criação de 12 salas de aula, um espaço polivalente, bar e zona de estar, instalações sanitárias e ainda a preservação do lagar de azeite e um espaço exterior, garantindo a vocação educativa e a preservação do edifício enquanto património histórico municipal. O obra, cujo início está previsto para agosto do presente ano, conta com um apoio municipal na ordem dos 2 milhões de euros.