Autarquia assinala o Dia Internacional da Proteção Civil

04 Mar '24

No dia 1 de março assinalou-se o Dia Internacional da Proteção Civil e no concelho do Seixal realizaram-se várias iniciativas para públicos diversos. O ponto alto deste dia foi a realização de uma sessão de esclarecimento sobre as vulnerabilidades em situação de emergência e a localização dos pontos de encontro no município.

Este encontro juntou, no auditório dos Serviços Operacionais da Câmara Municipal do Seixal, o presidente da autarquia, Paulo Silva, o vereador Joaquim Tavares, técnicos da proteção civil, estudantes seniores da UNISEIXAL, bem como representantes de instituições.

Foram feitas as apresentações «O risco de sismo e os procedimentos dos cidadãos» e «Os pontos de encontro do município em caso de sismo». Foi também efetuado um simulacro surpresa para sensibilizar para a imprevisibilidade do risco e para a necessidade de ter em mente os procedimentos.

A Câmara Municipal do Seixal está, no quadro da prevenção e preparação da população, a terminar a revisão do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, que estará em consulta pública a partir do mês de abril.

Nos próximos três meses, a Câmara Municipal do Seixal irá também inaugurar os oito pontos de encontro da população em caso de sismo, espaços essenciais para que a população se sinta em segurança e obtenha o apoio sanitário na sequência de um sismo de elevada magnitude.