Em caso de sismo, sabe o que deve fazer?

10 Abr '24

Esta manhã, foi inaugurado o segundo Ponto de Encontro que está localizado no Parque Urbano do Seixal, um local seguro que a população deve conhecer e para onde deve deslocar-se em caso de sismo. O do Parque Urbano da Quinta da Marialva, em Corroios, já está disponível à população desde o dia 24 de março, data da sua inauguração.

O Serviço Municipal da Proteção Civil definiu oito Pontos de Encontro que estão distribuídos pelo concelho e localizados nas melhores áreas amplas, para as quais o risco foi considerado mais reduzido. Cada pessoa ou família deve selecionar qual pretende utilizar, tendo em consideração a proximidade do local de trabalho, da escola ou da residência, com vista a facilitar o reencontro após o sismo.

Poderá consultar a localização dos Pontos de Encontro utilizando o Google Maps, colocando por exemplo, o seguinte texto na pesquisa: «Ponto de Encontro de Proteção Civil de Corroios» e terá indicações do percurso que deverá optar até ao Ponto de Encontro selecionado.

Os sismos são os fenómenos naturais com maior poder destrutivo. A região de Lisboa, onde se inclui o Município do Seixal, é das mais vulneráveis do país à ocorrência de sismos, também devido à elevada concentração de pessoas e edifícios habitacionais. Em caso de catástrofe, tenha consciência de quais as medidas que deve adotar antes, durante e depois.

Localização dos Pontos de Encontro no concelho do Seixal

01 | Ponto de Encontro de Corroios – Parque Urbano da Quinta da Marialva

02 | Ponto de Encontro de Amora – Parque das Galeguinhas

03 | Ponto de Encontro de Amora – Parque do Fanqueiro

04 | Ponto de Encontro do Seixal – Parque Urbano do Seixal

05 | Ponto de Encontro de Aldeia de Paio Pires – Largo da Junta de Freguesia

06 | Ponto de Encontro da Torre da Marinha – Parque Urbano da Torre da Marinha

07 | Ponto de Encontro de Pinhal de Frades – Jardim da Rua da Paz

08 | Ponto de Encontro de Fernão Ferro – Parque infantil do Coreto

O Ponto de Encontro é um dos vários procedimentos de autoproteção da população em caso de catástrofe, que está contemplado no Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPC) do Seixal.