Famílias de cinco nacionalidades reúnem-se à mesa

-
22 Nov '18

No próximo domingo, dia 25 de novembro, pelas 13 horas, seis famílias irão sentar-se à mesa para almoçar no âmbito do projeto Família do Lado, que este ano reúne cinco nacionalidades diferentes: Cabo Verde, China, Portugal, Angola e São Tomé e Príncipe. 

Um dos pares de famílias reúne à mesa cabo-verdianos, chineses e portugueses. A família anfitriã recebe uma família chinesa que já tem filhos portugueses. À mesa haverá cachupa e várias especialidades chinesas. O segundo par junta portugueses com angolanos, pelo que à mesa haverá sopa de cação, arroz de conquilhas e muamba. O último par será constituído por famílias portuguesas e santomenses e à mesa haverá comida de ambas as nacionalidades. 

Família do Lado é uma iniciativa transnacional, que tem como objetivo promover a criação de novos mecanismos de aproximação de grupos – comunidades migrantes e sociedade de acolhimento – enquanto estratégia para a integração dos imigrantes e refugiados na sociedade portuguesa, ao mesmo tempo que contribui para a construção de uma imagem positiva em torno da diversidade cultural. 

Desta forma, uma família aceita acolher em sua casa uma outra família que não conheça, constituindo-se pares de famílias (uma imigrante ou refugiada e outra autóctone) para a realização de um almoço-convívio típico da cultura da família anfitriã.

Desde 2012 que Portugal é um dos países que reúne um maior número de participantes em torno da diversidade – 4345 pessoas, correspondentes a 1463 famílias (782 imigrantes e 683 autóctones), envolvendo mais de 60 nacionalidades, em 91 concelhos de Portugal. O sucesso das edições anteriores reforça a nossa convicção de que projetos suportados na interação direta entre migrantes e autóctones tornam mais rica e esclarecida a relação capaz de estabelecer pontes entre culturas.

Partilhar

Está aqui