Famílias de quatro nacionalidades reúnem-se à mesa

-
22 Nov '17

Famílias de quatro nacionalidades reúnem-se à mesa no Seixal

No próximo domingo, dia 26 de novembro, pelas 13 horas, seis famílias irão sentar-se à mesa para almoçar no âmbito do projeto Família do Lado, que este ano junta no Seixal três famílias de quatro nacionalidades diferentes: cabo-verdianos, ucranianos, portugueses e sírios. 

Um dos pares de famílias reúne cabo-verdianos e ucranianos. A família anfitriã, um casal com 74 e 84 anos, recebe uma família ucraniana, que participa no projeto pela segunda vez. À mesa haverá comida das duas culturas. O segundo par junta cabo-verdianos com portugueses. A família anfitriã irá receber os convidados com comida cabo-verdiana. O último par será constituído por famílias portuguesas e sírias e à mesa haverá comida de ambas as nacionalidades. 

Família do Lado é uma iniciativa transnacional, que tem como objetivo promover a criação de novos mecanismos de aproximação de grupos – comunidades migrantes e sociedade de acolhimento – enquanto estratégia para a integração dos imigrantes e refugiados na sociedade portuguesa, ao mesmo tempo que contribui para a construção de uma imagem positiva em torno da diversidade cultural. 

Desta forma, uma família aceita acolher em sua casa uma outra família que não conheça, constituindo-se pares de famílias (uma imigrante ou refugiada e outra autóctone) para a realização de um almoço-convívio típico da cultura da família anfitriã.

Desde 2012 que Portugal é um dos países que reúne um maior número de participantes em torno da diversidade – 3402 pessoas, correspondentes a 1065 famílias (567 imigrantes e 498 autóctones), envolvendo mais de 60 nacionalidades, em 91 concelhos de Portugal. O sucesso das edições anteriores reforça a convicção de que projetos suportados na interação direta entre migrantes e autóctones tornam mais ricas as relações e estabelecem pontes entre culturas.

Partilhar

Está aqui