Festa do Bem-Estar Animal regressa a Amora

27 Set '23

O Parque Municipal do Serrado acolhe, nos dias 7 e 8 de outubro, mais uma edição da Festa do Bem-Estar Animal, com muitas atividades e animação para toda a família.

Espaços para adoção animal, demonstrações de agility (treino canino), espaços dedicados a associações e entidades do concelho relacionadas com animais de companhia, pinturas faciais e caricaturas, fotografia e insufláveis estão entre as atrações que aguardam os visitantes.

A iniciativa, realizada no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Animal, celebrado a 4 de outubro, procurará sensibilizar para as responsabilidades sociais e legais associadas ao bem-estar dos animais, para a importância destes nas nossas vidas e para temas como o da adoção responsável.

As forças de segurança também estarão presentes no evento, tornando possível às crianças passear nos cavalos da GNR e interagir com equipas cinotécnicas, formadas por polícias/militares e os seus cães. A Quinta dos Bichos, outra das entidades presentes, terá vários animais no seu espaço, tais como burros, póneis, ovelhas e cabras.

A Câmara do Seixal tem vindo a desenvolver várias iniciativas de defesa e apoio à causa animal, nomeadamente com a política de não abate de animais por sobrelotação, uma medida que está em vigor no município há mais de 15 anos – muito antes da aprovação da lei de não abate de animais em 2016. Promove ainda a instalação de abrigos de gatos, campanhas para o não abandono e adoção responsável de animais e o programa Capturar-Esterilizar-Devolver (CED), que permite o controlo de colónias de gatos e a redução das populações felinas silvestres.

Atividades da 5.ª Festa do Bem-Estar Animal

• Promoção da adoção responsável: no espaço do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Seixal (CROACS), será possível conhecer alguns dos animais disponíveis para adoção;
  • Demonstrações de agility (treino canino);
  • Área dedicada às associações e entidades do concelho com atividades relacionadas com animais de companhia:
    • Dogs Grooming & Rock n’Roll
    • Associação Pata D’Açúcar