Adoção

A Câmara Municipal do Seixal  há mais de 15 anos que tem uma postura municipal inédita de não abate de animais por sobrelotação (ainda antes de ser tornada lei, a proibição do abate de animais por sobrelotação já era aplicada no Município do Seixal). Esta decisão precede a lei aprovada em 2016 que generaliza a aplicação desta prática a todos os municípios até 2018. Neste contexto, a adoção responsável de animais é essencial para o sucesso desta política.

Um animal de estimação é um amigo para a vida!
 

Cães disponíveis para adoção
CROACS - Adoção responsável | Cães

Gatos disponíveis para adoção

CROACS - Adoção responsável | Gatos

Adote com responsabilidade!

Um animal de estimação não é um presente descartável. Ele é mais um membro da família que precisa de alguém com disponibilidade para o ensinar, passear e mimar e que tenha condições para garantir a sua alimentação, higiene e cuidados de saúde, todos os dias do ano.

Nunca adote por impulso e tenha sempre presente que a adoção de um animal exige responsabilidade e dedicação.

Ter um animal de estimação traz muitos benefícios
Alguns estudos apontam a relação dos cães e gatos com a saúde física e emocional das pessoas e outros referem o laço de amizade, capaz de fortalecer as relações sociais.

Como proceder
Agende uma visita ao CROACS no horário de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, através do contacto telefónico: 210 976 200 ou do email: croacs@cm-seixal.pt.

O processo de adoção é simples. Deve ter mais de 18 anos, assinar um termo de responsabilidade de posse do animal e disponibilizar um documento de identificação. Ao adotar um animal do CROACS, o município disponibiliza gratuitamente:

  • identificação eletrónica (através de colocação de microchip) e registo no Sistema de Informação de Animais de Companhia;
  • boletim sanitário;
  • vacinação antirrábica;
  • esterilização.

Cuidados a ter

Todos os animais disponíveis para adoção no CROACS estão desparasitados, vacinados contra a raiva e identificados eletronicamente.

A regular vacinação do seu animal é um cuidado de saúde fundamental. Deverá seguir as recomendações do seu Médico Veterinário assistente.

Deve proporcionar ao seu animal uma alimentação adequada à espécie, raça e idade, disponibilizando-lhe sempre água limpa.

Passeie o seu animal. A socialização com outras pessoas e animais é benéfica para o seu animal.

Não abandone o seu animal de estimação
Quando programar as suas férias, tenha sempre em atenção que o seu amigo de quatro patas também faz parte da família.

Se o seu animal de estimação não o pode acompanhar nas férias, há sempre um sítio onde ficar: famílias de acolhimento, pet-sitting, hotéis, entre outros. A Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais indica-lhe algumas opções, que poderá consultar aqui

Não o abandone, lembre-se de todas as alegrias vividas com o seu fiel amigo.

Alertamos que maltratar ou abandonar os animais de companhia (artigos 387.º e 388.º do Código Penal, respetivamente) são considerados crimes públicos. Tal significa que, para se iniciar um processo crime, basta que as autoridades judiciárias, tribunais ou policiais, tenham conhecimento desse(s) crime(s).

Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Seixal
Av. da República n.º 175 
Arrentela – Seixal 
Tel.: 210 976 200 (horário de expediente)
Email: croacs@cm-seixal.pt

 

Horário
De segunda a sexta-feira: das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas

Partilhar

Está aqui