Mês das Pessoas Idosas celebra o envelhecimento ativo

Programa Teclar
13 Out '16

Teatro, desporto, informática e bem-estar marcam as celebrações do Mês das Pessoas Idosas no concelho do Seixal, que decorre até ao final de outubro.

Este ano, as comemorações incluem a atuação do Projeto Municipal de Teatro Sénior (Des)dramatizar no concelho e noutros pontos do país e um Torneio de Boccia Sénior, no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha.

Ao longo do mês, as associações de reformados do município recebem palestras sobre os cuidados a ter com a pele, seguidas da atividade O Meu Retrato…, que visa melhorar a autoestima das pessoas idosas. No final, pretende-se realizar uma exposição com os retratos obtidos.

O Programa Teclar também está a decorrer no âmbito deste mês, com sessões de formação em informática para pessoas idosas e dependentes dinamizadas pela R@TO – Associação para a Divulgação Cultural e Científica.

As atividades do Mês das Pessoas Idosas terminam no dia 28 com uma sessão de esclarecimento sobre o resultado do trabalho desenvolvido da Linha 65, uma linha telefónica concelhia de apoio a pessoas idosas e pessoas dependentes. A ação acontece no edifício dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.

Durante esta sessão, terá lugar a entrega dos certificados aos formandos no Programa Teclar e dos retratos aos participantes da atividade O Meu Retrato…, seguindo-se a inauguração da exposição com o mesmo nome.

A promoção do envelhecimento ativo da população sénior tem sido desde sempre uma preocupação da Câmara Municipal do Seixal, designadamente em programas nas áreas da saúde e do desporto, bem como na integração sociocultural através de uma intervenção social fundamentada em redes e parcerias, nas quais as associações de idosos se assumem como parceiros estratégicos privilegiados do município.

Entre os programas promovidos, destacam-se as comemorações do Mês das Pessoas Idosas, envolvendo as associações de idosos do concelho.