Primeira fase do Plano de Vacinação contra a covid-19

29 Jan '21

No concelho do Seixal, já se iniciou a 1.ª fase do Plano de Vacinação contra a covid-19, tendo as primeiras vacinas sido destinadas a profissionais e utentes das estruturas residenciais para idosos, nomeadamente nos estabelecimentos com maior número de utentes e funcionários.

Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, congratula-se com esta medida: "Continuamos desta forma a nossa política de combate à pandemia. Gostaríamos também que o Governo levasse em conta as nossas preocupações para com todos os profissionais envolvidos na fiscalização do isolamento, quarentena, transporte e socorro a vítimas da pandemia, nomeadamente os bombeiros, que deveriam ser considerados também como prioritários e incluídos, por isso, nesta primeira fase do plano de vacinação."

Sobre a vacinação dos responsáveis políticos, Joaquim Santos afirmou que "Aguardarei a minha vez como utente do Serviço Nacional de Saúde".

Este processo está a ser levado a cabo por duas equipas compostas por 14 profissionais de saúde, oriundos do Agrupamento de Centros de Saúde de Almada-Seixal, ficando a cargo do Serviço Municipal de Proteção Civil o transporte dos profissionais e das vacinas para os lares de idosos.

A primeira fase irá decorrer em 16 lares da rede solidária e privados, abrangendo um total de 684 pessoas.