Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis celebra 26 anos

10 Out '23

Atualmente composta por 69 municípios, que representam cerca de 45% da população nacional, esta associação apoia a divulgação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esse propósito é desenvolvido no âmbito dos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da sua agenda política.

O projeto Cidades Saudáveis promove uma abordagem holística da saúde, centrando-se na importância das suas condicionantes na melhoria da qualidade de vida da população e procura qualificar o bem-estar físico, mental, social e ambiental nas comunidades locais.

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS) tem promovido, ao longo destes 26 anos, um conjunto de iniciativas que dão a conhecer o trabalho que desenvolve, ao mesmo tempo que procura estreitar a cooperação entre os municípios associados e parceiros.

De destacar o investimento em suportes de avaliação, informação e divulgação da rede, contando com oito fóruns realizados, revistas e publicações de boas práticas municipais, uma agenda anual, divulgada nacionalmente e com a promoção de jornadas técnicas sobre temas relevantes para os municípios associados.

Os eixos estratégicos da RPMS incluem a formação dos técnicos e políticos, estabelecendo e reforçando parcerias com cidades saudáveis da Europa, com a OMS, com os órgãos da administração central e com organizações públicas de âmbito nacional, promovendo a troca de experiências e de boas práticas em matéria de promoção da saúde.

Esta associação de municípios sustenta-se no esforço conjunto de políticos, técnicos e profissionais de diversas áreas que trabalham em prol da promoção da saúde. Só assim se torna possível o seu desenvolvimento, contando presentemente com 69 municípios, que se regem pelos princípios da equidade, sustentabilidade, cooperação intersetorial e solidariedade.

A RPMS está pronta a abraçar novos desafios, sempre com o objetivo de se afirmar como uma rede de referência em matéria de saúde pública. Foi neste contexto, e na prossecução dos objetivos da VII Fase da Rede Europeia de Cidades Saudáveis, que foi desenvolvido o Atlas dos Municípios Saudáveis, cuja sessão de apresentação pública se realizou no passado dia 29 de setembro, no Seixal.

O Atlas dos Municípios Saudáveis é uma plataforma online de acesso público, assente em sistemas de informação geográfica, que contribui para a caracterização da saúde da população e avaliação dos seus determinantes, servindo como ponto de partida para informar a decisão política e ação dos municípios que integram a RPMS. O desenvolvimento deste instrumento resultou do protocolo estabelecido entre a associação de municípios e a Equipa de Investigação em Geografia da Saúde do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra (CEGOT-UC). A plataforma pode ser consultada em atlasmunicipiossaudaveis.pt.

Parabéns, Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis! Que venham muitos mais anos, com vigor e dedicação à promoção da saúde, para que as comunidades e os territórios sejam cada vez mais saudáveis e inclusivos.