Seixal acolhe jornadas arqueológicas

04 Out '16

As Jornadas Arqueológicas da Região de Setúbal têm lugar nos municípios do Barreiro e do Seixal, nos dias 7, 8, 14 e 15 de outubro, com um programa dirigido à comunidade educativa, que apresenta conferências e visitas a património relevante da região.

A participação gratuita mas requer inscrição prévia

As jornadas pretendem mobilizar o património arqueológico, enquanto instrumento pedagógico, bem como salientar as potencialidades dos museus na promoção de uma formação abrangente e inclusiva com base na experimentação, em contacto directo com o território, o património e a identidade regional.

7 e 8 de outubro – Pré e Proto-História

7 de outubro
Conferência

Local: Espaço Memória, Barreiro, ou Auditório Municipal Augusto Cabrita (caso a lotação do primeiro espaço não comporte o número de participantes)

9.30 horas – Receção dos participantes e sessão de abertura
10.30 horas – Os alvores da ocupação humana, por João Luís Cardoso (UAL, ACL, APH)
11.15 horas – Intervalo para café
11.30 horas – O fim do grande ciclo da economia de caça-recoleção e as primeiras comunidades neolíticas, por Joaquina Soares (MAEDS/AMRS, FLUL/UNIARQ)
12.15 horas – Dos primeiros metalurgistas às sociedades hierarquizadas da Idade do Bronze na região, por Joaquina Soares
13 horas – Debate
13.15 horas – Almoço livre
15 horas – Da colonização fenícia ao mosaico cultural da 2.ª Idade do Ferro, por Carlos Tavares da Silva (MAEDS/AMRS, UNIARQ)
15.45 horas – Intervalo para café
16 horas – Almaraz – a primeira urbe de Almada: diacronia, arquitetura e cultura material, por Luís Barros (MMA)
16.45 horas – Debate
17.30 horas – Encerramento

8 de outubro
Visitas guiadas a sítios pré e proto-históricos da península de Setúbal

9.30 horas – Saída do Barreiro em direção a Almaraz (período orientalizante)
12 horas – Hipogeus da Quinta do Anjo
13 horas – Almoço livre na Quinta do Anjo
14.30 horas – Castro de Chibanes (Palmela)
16.30 horas – Exposição de Arqueologia Regional no MAEDS
18 horas – Previsão de chegada ao Barreiro

14 e 15 de outubro – Colonizações Romana e Islâmica

14 de outubro
Conferência

Local: Fórum Cultural do Seixal ou Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal (de acordo com o número de participantes)

9.30 horas – Sessão de abertura
10.30 horas – Em torno da conquista romana do Vale do Tejo. Novos e velhos dados, por João Pimenta (CEAX, UNIARQ)
11.15 horas – Intervalo para café
11.30 horas – Da invasão à colonização romana na península de Setúbal, por Carlos Tavares da Silva (MAEDS/AMRS; UNIARQ)
12.15 horas – Debate
13 horas – Almoço livre
15 horas – O estabelecimento romano de Troia, por Inês Vaz Pinto (CEAACP, Troia Resort)
15.45 horas – As olarias do Porto dos Cacos (Alcochete) e da Quinta do Rouxinol (Seixal) e outras evidências da presença romana na frente ribeirinha do Seixal, por Jorge Raposo (CMS-EMS/CAA)
16.30 horas – Intervalo para café
16.45 horas – Palmela e Sesimbra, dois castelos da Arrábida medieval islâmica, por Isabel Cristina Fernandes (CMP-MMP/GEsOS)
17.30 horas – Debate
18 horas – Encerramento

14 de outubro
Visitas guiadas a sítios romanos e muçulmanos da região de Setúbal

9 horas – Saída do Seixal com visita à Olaria Romana da Quinta do Rouxinol
10.45 horas – Estabelecimento romano de preparados piscícolas do Creiro (Arrábida)
12 horas – Castelo de Palmela
13 horas – Setúbal. Almoço livre
15 horas – Ruinas Romanas de Troia
18 horas – Previsão de chegada ao Seixal

As Jornadas Arqueológicas da Região de Setúbal resultam de uma organização do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, Associação de Municípios da Região de Setúbal e Forúm Intermuseus do Distrito de Setúbal, com a colaboração das câmaras municipais de Almada, Barreiro, Seixal, Palmela e Vila Franca de Xira, Tróia Resort e Centro de Formação Ordem de Santiago.