Seixal em iniciativa do Movimento Municípios pela Paz

01 Ago '17

O Movimento Municípios pela Paz, com o apoio das câmaras municipais de Almada e Seixal, e em parceria com o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), vai realizar, no dia 6 de agosto, no Jardim do Rio, em Almada, a partir das 15 horas, uma ação pela paz.

Esta iniciativa visa assinalar o 72.º aniversário do bombardeamento nuclear de Hiroxima e Nagasáqui e reafirmar a necessidade urgente do desarmamento nuclear em todo o planeta, para que nunca mais se repita semelhante tragédia. A conferência da Organização das Nações Unidas, realizada no dia 7 de julho, aprovou um tratado de proibição das armas nucleares com 122 votos a favor. É esta aspiração a um mundo de paz, sem armas nucleares, que motiva a iniciativa.

A partir das 15 horas haverá atividades para as famílias, destacando-se a realização de oficinas de arte urbana e lúdico-pedagógicas sobre a paz.

Às 18 horas realiza-se o momento protocolar, com a inauguração de uma pintura mural alusiva à paz, da autoria do Coletivo Aleutas, e as intervenções dos presidentes da Câmara Municipal de Almada, da Câmara Municipal do Seixal, município coordenador do movimento, e da presidente da direção nacional do CPPC.

É de referir que foi no Seixal, a 29 de outubro de 2016, que se deu o encontro onde foi criado o Movimento Municípios pela Paz, com o objectivo de ampliar a atividade que se desenvolve no plano municipal na promoção da paz, designadamente na educação, na cultura e no desporto para a paz. Os 14 municípios ali representados acordaram um conjunto de compromissos pela paz - PDF (520KB), destacando-se a decisão de promover um calendário de iniciativas públicas como a que se vai realizar no dia 6 de agosto em Almada.