Seixal lança «Memória Viva - Romano Atmo»

08 Maio '20

O Seixal apresenta a «Memória Viva - Kit Pedagógico Romano Atmo em Ação», um trabalho para a valorização da cultura cigana em meio escolar, com propostas de atividades a serem dinamizadas por docentes e técnicos de ação educativa, através da aplicação e dinamização do Kit pedagógico Romano Atmo.

O Kit Pedagógico Romano Atmo (que significa, em romanon, Alma Cigana), é uma ferramenta fundamental para o trabalho com crianças e  jovens ciganas e não ciganas, que tem por objetivo a redução das barreiras culturais criadas pelo desconhecimento e desconstrução de estereótipos.

Promovido pela Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas, o projeto Romano Atmo Sobre Rodas, foi co-financiado pelo Alto Comissariado para  as Migrações (ACM), no âmbito do FAPE- Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (2018-2019), tendo como entidades parceiras a Câmara Municipal do Seixal, o Instituto das Comunidades Educativas (ICE) e o Instituto Português da Juventude (IPDJ).

No âmbito da parceria  com a Câmara Municipal do Seixal foram elaborados os materiais gráficos  e a  edição da Memória Viva – Kit pedagógico Romano Atmo em Ação. Este material foi o culminar do trabalho  articulado com as escolas do Concelho do Seixal, no  quadro do projeto Povos, Culturas e Pontes, projeto educativo intercultural e de cidadania global, promovido pela autarquia.

Os materiais do Romano Atmo assentam em 4 pilares. A Língua Romanon, as Estórias (contos ciganos), a Dança e as Curiosidades, tendo como objetivo geral promover a desconstrução de estereótipos culturais da cultura maioritária face à cultura cigana, sensibilizar crianças e jovens e suas famílias para a necessidade de usufruir de uma escolaridade obrigatória, através da valorização e divulgação da cultura cigana, como forma de promover uma melhor inclusão; informar e sensibilizar a comunidade educativa para a importância da promoção do diálogo intercultural, promovendo pontes de diálogo e conhecimento das várias culturas em presença.

Durante o ano ano letivo 2018/19, foram capacitados/as diversos/as docentes para a aplicação do Kit Pedagógico Romano Atmo, nas seguintes escolas:

• Escola Básica 2/3 Paulo da Gama;
  • Escola Básica do Fogueteiro;
  • Escola Básica da Quinta dos Franceses,
  • Escola Básica da Quinta das Inglesinhas;
  • Escola Básica da Quinta da Courela;
  • Escola Profissional Bento de Jesus Caraça.

Posteriormente, várias escolas desenvolveram atividades elaboradas a partir do Kit Pedagógico Romano Atmo, que contaram com a participação dos/as docentes, alunos/as e de 10 mulheres de etnia cigana, igualmente capacitadas para atuar como facilitadoras da utilização desta ferramenta no contexto escolar. A Memória Viva – Kit Pedagógico Romano Atmo em Ação, revela todo este processo.

O Kit Pedagógico Romano Atmo

Os materiais do Kit Pedagógico Romano Atmo assentam em quatro pilares: a Língua Romanon, as Estórias (contos ciganos), a Dança e as Curiosidades, tendo como objetivo geral promover a desconstrução de estereótipos culturais da cultura maioritária face à cultura cigana, sensibilizar crianças e jovens e suas famílias para a necessidade de usufruir de uma escolaridade obrigatória, através da valorização e divulgação da cultura cigana, como forma de promover uma melhor inclusão, informar e sensibilizar a comunidade educativa para a importância da promoção do diálogo intercultural, promovendo pontes de diálogo e conhecimento das várias culturas em presença.

Esta  ferramenta foi elaborada pela  Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas (AMUCIP), em  parceria com a Câmara Municipal do Seixal, o Instituto das Comunidades Educativas (ICE), no quadro do projeto Romano Atmo, cofinanciado pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM), através do FAPE – Fundo de Apoio À Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas  (2016).

O projeto contou com participação do Agrupamento de Escolas Paulo da Gama, o Agrupamento de Escolas Dr. Augusto Louro/Escola Básica do Casal do Marco, o Agrupamento Escolas Nun’Álvares (Arrentela) e o Agrupamento Escolas Santo António (Barreiro).

Materiais e informações