SeixalJazz 2018 arranca esta semana

Aaron Parks
-
15 Out '18

A 19.ª edição do SeixalJazz começa esta semana com concertos nos dias 18, 19 e 20 de outubro. Além dos espetáculos no Fórum Cultural do Seixal, a novidade é a estreia da nova casa do SeixalJazz Clube, o Armazém 56 – Arte Sx.

As noites de jazz começam às 22 horas, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, e entram noite dentro, até às 1.30 horas, com as sessões gratuitas do SeixalJazz Clube.

Na abertura, no dia 18 de outubro, quinta-feira, o SeixalJazz propõe o concerto do quarteto de Mark Guiliana, um baterista e compositor norte-americano de créditos firmados e musicalidade sofisticada que já colaborou com Avishai Cohen, Brad Mehldau, David Bowie ou Matisyahu, entre outros. O concerto está quase esgotado mas ainda há bilhetes disponíveis em www.ticketline.pt.

Os irmãos e guitarristas Bruno Santos e André Santos tocam com o seu projeto Mano a Mano na estreia do SeixalJazz Clube no Armazém 56 – Arte Sx, um novo espaço da antiga corticeira Mundet, que funcionará entre as 22 e a 1.30 horas, com as atuações a começarem às 23 horas. Na zona exterior funcionará um serviço de bar e há também espaço para uma zona de venda de CD e discos de vinil. A entrada é livre e o Armazém 56 fica apenas a 200 metros do palco principal do SeixalJazz.

Na noite de sexta-feira, 19 de outubro, é a vez do projeto em quinteto do baterista português José Salgueiro. Transporte Colectivo é o nome da formação e também da primeira gravação deste músico enquanto líder. No palco estará a excelente formação presente no disco, um leque de instrumentistas de tal qualidade que é impossível fazer destaques individuais: João Paulo Esteves da Silva (piano), Guto Lucena (saxofone e clarinete baixo), Cícero Lee (contrabaixo) e Mário Delgado (guitarra).

No clube toca o quarteto de Desidério Lázaro, reconhecido saxofonista com um percurso que o consagrou entre os melhores músicos portugueses de jazz. A formação é completada por João Firmino (guitarras), António Quintino (contrabaixo) e Joel Silva (bateria).

A primeira semana de SeixalJazz 2018 termina no sábado, dia 20, com o concerto de Aaron Parks Trio. O pianista de Seattle tem estado na linha da frente da exploração das fronteiras do jazz e chamou a atenção quando integrou a formação do veterano trompetista Terence Blanchard. Em 2017, lançou o trabalho «Find the Way» (ECM), inspirado na música de Alice Coltrane e Shirley Horn, que gravou com os músicos que o acompanham no SeixalJazz: Ben Street (contrabaixo) e Billy Hart (bateria).

Na noite de sábado, no SeixalJazz Clube, volta-se a ouvir o saxofone de Desidério Lázaro.

Os bilhetes para os espetáculos no auditório estão à venda em www.ticketline.pt e locais habituais. As sessões do SeixalJazz Clube são de entrada livre.

Os concertos regressam nos dias 24, 25, 26 e 27 de outubro. Conheça toda a programação do Festival Internacional SeixalJazz 2018.

Partilhar

Está aqui