Seminário aborda projeto pioneiro nas escolas do concelho

16 Jun '23

A Dialogar Criamos Pontes é a designação do projeto desenvolvido em escolas do concelho ao longo do ano letivo de 2022-2023 que procurou combater o absentismo e o insucesso escolar de estudantes de etnia cigana.

A iniciativa, resultante de uma parceria entre a autarquia, a AMUCIP – Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas, a Escola Básica do Fogueteiro e a Escola Básica Paulo da Gama, teve por objetivo principal atuar junto da população estudantil da comunidade cigana e respetivas famílias, através da identificação de um elemento que, reunindo características reconhecidas nessa comunidade e na parceria, assumisse um papel «facilitador», funcionando como elo de ligação entre a escola e as famílias, visando trabalhar a valorização dos percursos escolares e atuando na redução do absentismo e do abandono precoce, fatores que contribuem para a desintegração e insucesso escolar.

A presente fase do projeto culminará no seminário agendado para a manhã do próximo dia 23 de junho, no auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, cujo programa procurará evidenciar o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, bem como fazer um balanço dos resultados alcançados, incluindo ainda a apresentação do documentário «A Dialogar Criamos Pontes».

Este projeto conta com o cofinanciamento do FSE POR2020 e integra a candidatura Cultura para Todos e o Plano Local para a Integração das Comunidades Ciganas no Município do Seixal.

Para participar no seminário deverá fazer a inscrição aqui.